Benefícios da flor e das folhas da alcachofra

Benefícios da alcachofra na saúde

A alcachofraCynara scolymus além de ser muito apreciada como alimento, possui características terapêuticas muito importantes para a saúde. Promove o desenvolvimento das bactérias intestinais essenciais ao bom funcionamento dos intestinos, descongestiona e estimula o fígado.

Propriedades: diuréticas, desintoxicantes, digestivas, depurativas, tonificantes, laxantes, anti reumáticas, hipotensoras, anti oxidantes.

Trata-se de uma planta extremamente nutritiva, bastante bonita e fácil de cultivar. Algumas pessoas possuem-na só pelo prazer de a ter no jardim e desconhecem as suas propriedades na saúde. As partes conhecidas e utilizadas da planta são o botão da flor em forma de pinha, mas é nas suas folhas que se encontram as propriedades medicinais mais concentradas e certas substancias como a cristotolina, taninos, enzimas, cinarina, vitaminas A e D e ainda numerosos sais minerais, o ferro e o potássio, entre outros.

Principais indicações terapêuticas da alcachofra



  • Má digestão
  • Cálculos biliares
  • Problemas da vesícula e do figado
  • Intoxicações alimentares
  • Problemas nos rins
  • Colesterol e triglicéridos elevados
  • Ácido úrico elevado
  • Vesículas preguiçosas
  • Prisão de ventre
  • Níveis de açúcar elevados no sangue
  • Ictericia
  • Falta de apetite
  • Retenção de líquidos
  • Falta de libido



Propriedades e benefícios da alcachofra


Problemas intestinais: Maioritariamente os problemas intestinais são causados pela presença de bactérias nocivas nos intestinos, que se agarram às paredes e multiplicam. A presença de bactérias benéficas pode ajudar a bloquear o desenvolvimento das nocivas. As alcachofras podem ajudar no desenvolvimento e restabelecimento das bactérias benéficas, principalmente após tratamentos com antibióticos. Estes efeitos podem ser potenciados com dietas probióticas, os iogurtes com bífidos ativos.

Redução do colesterol: As folhas da alcachofra contém cinarina, uma substancia que têm vindo a ser estudada pela sua eficácia em baixar os níveis do colesterol e dos triglicéridos no sangue.

Disfunções renais: Devido à sua ação diurética a folha de alcachofra é utilizada no tratamento das disfunções renais, na redução da pressão arterial e na redução do inchaço provocado pela retenção de líquidos.

Redução de peso: A alcachofra é uma planta digestiva, ela  estimula o fígado a eliminar a gordura de uma refeição rica em gorduras. Contém ainda compostos polifenólicos que auxiliam o metabolismo, é laxativa, é depurativa, desintoxicante e diurética,

Saúde do fígado: Atua na regularização das funções do fígado, da vesícula e combate os cálculos biliares. A alcachofra contém inúmeros princípios ativos, entre eles a cinarina e o ácido cafeico, estas substancias melhoram o desempenho do fígado, aumentam a fluidez da bílis, estimulam a produção de bile, um processo que facilita a eliminação de gorduras.

Melhora a digestão: A alcachofra ativa a digestão, combate o enfartamento, reduz a existência de gazes e alivia a dispepsia (dificuldade de digestão)

A alcachofra é hipoglicemiante: significa que ela ajuda a diminuir a glicose (açúcar) no sangue, uma mais valia para os diabéticos.

Benefícios da alcachofra para a anemia: O seu conteúdo em ferro permite que esta planta ajude a tratar e a prevenir anemias.

Asma: Ferva 2 cabeças de alcachofra em meio litro de água durante 20 minutos. Depois junte o sumo de 1 limão e 3 colheres de sopa de azeite. Tome 1 colher de sopa de 2 em duas horas, nas fazes da crise.

Como usar a alcachofra


Coza a alcachofra em água fervente temperada de sal, por aproximadamente 15 minutos. Separe as sépalas do coração da alcachofra e retire os filamentos. Molhe as sépalas e o coração já limpo em molho de vinagrete. Poderá utilizar a água da cozedura na sopa ou simplesmente bebe-la com uma infusão.

As folhas da alcachofra podem ser colhidas para a sua utilização em verde ou seco. Contudo deve-se ter em atenção que as infusões de folhas verdes são mais eficazes do que as secas, já que contém mais princípios ativos. Pode tomar até quatro chávenas da infusão desta planta por dia, entre as refeições.

Os filamentos roxos da flor, também podem ser usados com a finalidade de coalhar o leite na fabricação de queijos.

Nomes populares: alcachofra, alcachofra hortensem, alcachofra rosa, cachofra, artichaud (francês), alcachofera (espanhol), artichoke (inglês), carciofo (italiano), artischocke (alemão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...