Prisão de ventre causas e tratamentos

Causas e prevenção da prisão de ventre ou obstipação
A prisão de ventre também conhecida por obstipação ou constipação intestinal, ao logo do tempo foi um problema mistificado e pouco falado.
Hoje, existe mais abertura, para este mal que afecta tanta gente, principalmente mulheres.

Acontece quando a evacuação das fezes se torna difícil, incompleta,pouco frequente ou fezes duras.
Contudo na maioria dos casos a prisão de ventre não deve ser considerada uma doença, mas sim o resultado de uma alimentação deficiente, do stress, sedentarismo e outro tipo de anormalidades, que causam a retenção das fezes no interior do organismo.

Muitas das vezes a solução é mais fácil do que se imagina, porém há vários motivos possíveis e dentro destes, podem existir causas graves. Deve procurar o seu médico com brevidade case apresente os seguintes sintomas: presença de sangue nas fezes, prisão de ventre repentina, perda de peso, mudança da aparência das fezes ou presença de sangue oculto nas fezes que normalmente é denunciado pelo aspecto negro das fezes.

Em termos alimentares a ingestão insuficiente de fibra e de água, dificultam radicalmente o bom funcionamento dos intestinos. Em contrapartida o consumo excessivo de alimentos processados, feitos com farinha refinada, e os açucarados , agravam bastante esta condição.

Dicas para tratamento e prevenção da prisão de ventre


Corrija a origem da causa da prisão de ventre e não os sintomas. Não dependa de laxantes, eles podem comprometer a saúde e levar à habituação. Algumas mudanças na rotina na maioria da vezes são suficientes na melhora da saúde do intestino.

A prática de uma dieta equilibrada é fundamental e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra que poderá encontrar nas sementes, vegetais, cereais integrais e frutas frescas, entre outros, poderá ser um bom caminho no combate à obstipação.
As fibras são as principais responsáveis pela formação do bolo fecal, por facilitar o transito intestinal e beneficiar a flora intestinal.

Beba muita água e lembre-se que sem ela não há melhoria do transito intestina. Ela é a principal chave de sucesso na melhoria deste processo e de quase todos. É uma das medidas mais importantes, até porque aumentar o consumo de fibras sem ingerir líquidos suficientes pode piorar a prisão de ventre. A água quente estimula os intestinos. Beba-a em forma de chá ou infusões e verá que não custa tanto. A importância da água para a saúde

Não ignore a vontade de defecar e não se reprima. As fezes retidas nos intestinos ficam ressequidas e volumosas. Dedique o tempo necessário ao seu organismo, evite as interrupções, repense no hábito de evitar as casas de banho publicas ou de dar prioridade ao trabalho na hora do seu relógio diário.

Após mudar a sua alimentação e aumentar o consumo de líquidos, se não verificar melhoras, não descarte a hipótese de uma ida ao médico, que a ajudará a perceber as causas da origem da sua prisão de ventre.

Pratique exercício físico. A actividade estimula o funcionamento do organismo e é um dos maiores contributos na prevenção da obstipação e do equilíbrio do intestino no geral.

Alimentos que ajudam no combate à obstipação


Farelo de trigo. Funciona como um laxante natural e auxilia no tratamento de vários problemas intestinais como: diverticulite, inflamação intestinal, dor abdominal e claro a prisão de ventre. Propriedades do farelo de trigo

Aveia. Muito rica em fibras ajuda no controle da obstipação, das hemorroidas e ainda ajuda a prevenir o cancro do cólon. 10 vantagens da aveia

O tremoço. Esta leguminosa tão conhecida pelos portugueses consegue ser um dos alimentos mais ricos em fibras. Características e propriedades do tremoço

Sementes de linhaça. Também elas muito ricas em fibras, contribuem para a melhoria do transito intestinal e aínda ajudam a baixar o colesterol. Benefícios das sementes de linhaça

Frutas. Para além das vitaminas as frutas contém quantidades significativas de fibras e água. Dois elementos muitos importantes para a saúde dos intestinos.
Conheça as propriedades de algumas frutas

Banana. Muitas vezes associamos a banana à obstipação, mas depende do seu grau de maturação. Quando verde, não ajuda, muito pelo contrário, terá tendência é agravar a obstipação. Mas à medida que vai amadurecendo vai auxiliando o processo. Uma banana amarela com alguns pontos preto é a ideal na prevenção da obstipação.

Causas da prisão de ventre

  • Factores psicológicos como o stress ou a depressão.
  • Alimentação inadequada com baixo consumo de fibras. 
  • Baixo consumo de líquidos como água, sumos naturais ou chás.
  • Interrupção do ciclo de defecação por vontade propria, no caso de viagens, 
  • Consumo de drogas e de alguns fármacos.
  • Síndrome do intestino irritável
  • Causas neurológicas como a doença de Parkinson, lesão medular ou esclerose múltipla.
  • Bloqueios no cólon ou no recto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...