Benefícios e malefícios do sal para a saúde

Os poderes e benefícios do sal marinho na saúde

O sal marinho contém uma grande quantidade de nutrientes essenciais à saúde do organismo, ele ajuda a manter o controlo do fluido no corpo, promove a formação óssea, o desenvolvimento cerebral, cria uma melhor resistência às doenças cardíacas, favorece o bom funcionamento dos músculos e dos nervos.

Falamos de um elemento que quando ingerido têm a fama de prejudicar a saúde, mas usado moderadamente o sal acarreta grandes benefícios.

Primeiro teremos de diferenciar os tipos de sal, o refinado e o marinho


O sal marinho, é seco naturalmente ao sol, possui uma tonalidade mais escura e levemente húmida. Não passa por nenhum processo de industrialização, não lhe é retirado minerais, contém iodo natural de fácil assimilação em quantidades ideais e contém uma menor percentagem de sódio comparado com o sal comum.
Além de todas estas vantagens descritas, o sal marinho contém quantidades microscópicas de vida marinha, como algas marinhas e fitoplâncton, que estimulam as enzimas e coenzimas, essenciais ao metabolismo humano.
Veja também os benefícios da: água do mar para a saúde.

O sal refinado ou sal comum, passa por um processo de refinação onde o magnésio e os outro minerais são abolidos e o iodo é destruído. Além disso são acrescentados iodo e potássio quase sempre em doses nocivas, é adicionada dextrose um agente estabilizado e um agente de branqueamento com o fim de lhe dar aquele branco que conhecemos.

Principais benefícios do sal para a saúde


Ajuda a repor a deficiência de iodo no nosso corpo. O sal iodado é uma da maneiras mais comuns de fornecer o iodo ao nosso organismo, que é vital para o bom funcionamento da tiroide. Quando o organismo apresenta falta de iodo, a tiroide tende a aumentar na perspetiva de produzir as hormonas necessárias ao bom funcionamento do organismo. Este cenário pode levar ao desenvolvimento de doenças como o hipotireoidismo ou ao desenvolvimento do bócio.

O sal facilita a digestão. O sal estimula as glândulas salivares a produzirem mais sucos digestivos, que facilitam e aceleram o processo digestivo.

O sal é essencial à reidratação do corpo: Este mineral é vital no equilíbrio de eletrólitos necessários ao bom funcionamento do corpo, falamos especificamente do magnésio, potássio, cálcio e sódio.. Quando o corpo desidrata enfraquece e fica mais suscetível a determinadas doenças. Uma boa maneira de recuperar os fluidos perdidos é beber uma mistura de água com sal e açúcar.

O sal melhora a saúde bucal. Ele reduz a placa, a inflamação, desinfeta, reduz as dores das gengivas e acelera a recuperação de ulceras. Misture meia colher de chá de sal em meio copo de água e bocheche a boca, esta prática ajuda a curar e prevenir estas maleitas.

Ajuda a recuperar de faringites e dores de garganta. Fazer gaguejos com uma solução de meia colher de chá com meio copo de água ajuda a desinflamar e a desinfetar a garganta.

Saúde dos pés. Depois dum dia cansativo, o escalda pés com sal grosso é ótimo a relaxar e desinchar os pés. Este procedimento ajuda a combater fungos como o pé de atleta, calos e calosidades.

Saúde da pele. Aplicar uma solução de água com sal marinho sobre a pele ajuda a aliviar irritações como psoríase, eczema e a cicatrizar feridas. Aplicar umas pedras de sal na água do banho ajuda a atenuar as dores musculares,  das articulações e suaviza a pele.

O sal contra as energias negativas


O banho do sal grosso. Deve ser efetuado após o banho higiénico e não mais que 2 vezes por mês. Deve desligar o chuveiro e verter água com sal sobre o corpo do pescoço para baixo. Nunca deve se atirado sobre a cabeça.
Dizem algumas tradições, que o banho de sal deve ser tomado de preferência à segunda, quarta ou sesta e evitar os dias impares.
O banho de sal grosso descarrega o excesso de energias, tanto negativas quanto positivas. É recomendado recargar as positivas com banho de pétalas de rosas brancas ou amarelas, alecrim, camomila, açúcar, entre outros.

O sal é usado pelo povo para combater o mau olhado e nalguns costumes acredita-se que uma pitada de sal nos ombros afasta a inveja.

Coloque um pires branco com sal grosso atrás da porta. Acredita-se que esta prática neutraliza as energias negativas de quem entra.

Depois de oferecer um jantar lave os utensílios utilizados com sal. Esta prática permite purificar a louça e neutralizar alguma energia dos convidados.

Sal para afastar as energias negativas de sua casa

O sal é um cristal, que como outros cristais emite ondas eletromagnéticas, que podem ser medidas por radiestesistas. As ondas do sal têm o mesmo comprimento das ondas violetas e são capazes de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.

O sal purifica a energia da casa. Deve ser colocado sal pela casa, contudo para funcionar deve conter um elemento condutor dessas energias. Deve ter em atenção de manter esse sal no máximo 3 meses, sendo que o ideal é mudar de mês a mês.
A água serve como um elemento condutor, mas esta têm a desvantagem de ter de ser mudada todas as semanas. Já a pimenta, esquenta muito a casa, porque estamos a associar dois elementos quentes. Uma cabeça de alho será a mais equilibrada. Um pedaço de carvão, poderá ser a melhor escolha para ambientes muito frequentados.

As energias negativas acumulam-se nos cantos das casas. Para equilibrar essas forças coloque 1 copo de sal com água nos cantos da peça. Se for um compartimento de tamanho médio e com pouca circulação 2 copos de sal chegam.

A solução de sal grosso com água também têm a capacidade de eliminar os iões positivos  (energia eléctrica), causadores tensão e irritação. Alivia a carga eléctrica provocada pela aproximação de trovoadas, ou de ambientes pesados.

As utilidades do sal não se resignam apenas à saúde e ao misticismo, ele também têm outras utilidades no dia a dia, veja aqui: As várias utilidades do sal.

Um comentário:

  1. Boa Noite MARLIE.
    Minha amiga os poderes com certeza irei saber depois de ler sua matéria, mas antes de ler direi que sempre faço um banho de sal grosso,para limpar e ficar com energias revigorada. Sei que há um pouco de misticismo e muitos fatos eu não creio, mas sobre dar uma energizada e limpar as impurezas eu acredito.
    Gostei da sua matéria, muito legal saber os poderes do sal.
    Grata por partilhar.
    Desejando uma ótima noite.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...