Hipertensão arterial, quais as causas e soluções

Hipertensão causas e prevensão

A hipertensão é uma doença cronica e silenciosa, está geralmente associada a maus hábitos alimentares, ao colesterol elevado, ao stress, às diabetes e à obesidade. Contudo a causa principal é a hereditariedade.
Sabe-se também que a tensão alta aumenta com a idade. A explicação está no facto das artérias e o organismo sofrerem com o processo de envelhecimento. Com o tempo vão perdendo a capacidade de dilatar e vão calcificando.

O que é a hipertensão

A hipertensão é hoje uma das principais causas de morte por todo o mundo, é uma doença cronica que se caracteriza por uma excessiva pressão sanguínea nas artérias, levando a uma sobrecarga do coração, que têm de exercer maior esforço no cumprimento da sua função.

Sintomas de hipertensão

Por norma nos primeiros anos a hipertensão é uma doença silenciosa, daí a necessidade de fazer uma medição regular.
Calcula-se que em Portugal existam dois milhões de hipertensos e que só metade têm conhecimento do seu estado.
Quando a doença apresenta um quadro mais avançado, pode ser acompanhada de tonturas, dor de cabeça, dor no peito, zumbido nos ouvidos, visão turba ou sangramento nasal.

Como prevenir a hipertensão arterial

A hipertensão é um dos principais factores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, aneurisma arterial, enfarte do miocárdio e insuficiência renal cronica  e insuficiência cardíaca entre outros.
A hipertensão pode contudo ser amenizada com mudanças alimentares e a prática de exercício físico

Alimentos que ajudam a prevenir a hipertensão 

.
Frutos secos

Frutos secos contra a pressão alta


A fruta seca, é rica em magnésio e em antioxidantes. Ajuda a reduzir a inflamação das artérias. Benefícios dos frutos secos



Aveia e seus beneficios

Importância da aveia na prevenção da tensão alta


 Este cereal uma excelente fonte de fibra e vitaminas. Prolonga a sensação de saciedade e regula os níveis de glucose no sangue, sendo de extrema importância aos que sofrem de tensão alta. Benefícios da aveia



Benefícios do azeite

Alimentos ricos em omega 3


O omega 3 não pode faltar na dieta de um hipertenso. Favorece a diminuição dos triglicéridos,  do mau colesterol LDL e fomenta o aumento do bom colesterol HDL.
Podemos encontrar este elemento nos peixes de água profunda como o salmão, a sardinha, a cavala, entre outros. Encontra-mos também os ácidos graxos na semente de linhaça ( a melhor fonte de omega 3 conhecida ), no azeite, nos frutos secos e alguns vegetais.

Alho e seus beneficios

Alho o grande aliado da pressão sanguínea


O alho tem mais de 200 princípios activos que lhe conferem propriedades que permitem combater inúmeras doenças. Contêm magnésio, muito importante na dilatação dos vasos sanguíneos. Ajuda a fluidificar o sangue, diminui a resistência nas paredes das artérias e das veias e consequentemente melhora a tensão arterial. Benefícios do alho


Alimentos ricos em potássio contra  hipertensão


O potássio estimula a eliminação de sódio do corpo, o principal responsável na retenção de líquidos no nosso organismo, uma das possíveis causas do aumento da pressão.
Poderá encontra-se em maior quantidade em frutas e vegetais como bananas, feijão seco ( principalmente o preto), abóbora e suas pevides, maracujá, laranja, entre outros.


Adopte a prática de hábitos saudáveis na prevenção da hipertensão


  • Mude os seus hábitos alimentares e reduza o consumo de gorduras saturadas, dê preferência a uma dieta rica em frutos e vegetais. 
  • A obesidade é um dos principais factores de causa da hipertensão. Controlar o peso é de extrema importância, se necessário peça ajuda a um profissional. 
  • Relaxe e faça por ter um sono restaurador. Dormir bem é essencial na prevenção da tensão alta e na da saúde em geral. Dicas para dormir bem
  • Evite o sedentarismo. Não fique parado, caminhe, suba escadas. Contudo evite a prática de exercícios que aumentem a pressão, como por exemplo levantar pesos. 
  • Stress o grande inimigo de uma boa tensão. Tente levar uma vida tranquila e tente abstrair-se dos problemas. 
  • Tenha moderação no consumo de bebidas alcoólicas e quando o fizer, dê preferência ao vinho tinto.
  • Reduza o consumo de sal, opte pelo uso de especiarias e ervas. Este elemento não só leva ao agravamento da hipertensão, como também à retenção de líquidos.
  • Não fume. O fumo potencializa o risco da hipertensão, doenças cardiovasculares e pulmonares.

Um comentário:

  1. Olá, Marli!
    Excelentes informações e dicas sobre a hipertensão.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...