Benefícios dos tremoços para a saúde



O tremoço nasce do tremoceiro (Lupinus albus), pertence à mesma família do grão, do feijão, da ervilha e da fava. Consome-se como um petisco principalmente nos países do Mediterrâneo, é nutritivo e pouco calórico, altamente saciante e com imensos benefícios na saúde. Mas esta leguminosa têm outras aplicações. Com a farinha de tremoço preparam-se bolachas, pão e massas. A planta é utilizada como adubo verde na agricultura.

Principais benefícios e propriedades dos tremoços 


Reduzem o colesterol e os triglicéridos
Protegem a flora intestinal
Têm efeito hepatoprotetor
Melhora o funcionamento do intestino
Ajuda a manter os níveis de glicémia estáveis
Ajudam a combater o excesso de peso
Controlam a tensão arterial
Fazem bem aos ossos e aos dentes
Promovem a eliminação de toxinas do organismo

Propriedades medicinais: Emoliente, diurético, cicatrizante, saciante, laxante, antioxidante.

Características e propriedades dos tremoços


Características nutricionais do tremoço

Esta leguminosa  têm um grande interesse nutricional, possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fosforo do que o leite de vaca, é rico em cálcio, vitamina E, potássio, ácidos gordos insaturados(ómega 3 e 6), ferro e fibras.
Consta que o tremoço têm três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo, sabe-se que a fibra promove a saúde intestinal e têm o poder de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes: Benefícios das fibras alimentares

O tremoço controla os diabetes

O tremoço têm um papel importante, controla do índice glicêmico ( teor de açúcar no sangue), possui alcaloides que aumentam a secreção de insulina, como é o caso da esparteína e da lupanina,  promovem o controlo glicémico e influencia a libertação de insulina. Contudo estes compostos são tóxicos, havendo necessidade de se conhecer com precisão, a quantidade de alcaloides presentes.
No modo popular são usados secos no tratamento da glicémia alta e ácido úrico alto. São usados crus, e colocam-se apenas até três tremoços num copo de água a macerar durante a noite. De manhã em jejum bebe-se essa água e engole-se os 3 tremoços (depois de cortados de modo a não incharem no estomago). Devido à sua toxicidade não se deve exceder esta quantidade.

Os tremoços engordam?

O tremoço é um alimento pouco calórico e altamente saciante, é pobre em gorduras, rico em fibras e proteínas. Uma porção 100 de tremoços apresentam apenas  119 calorias,
O inconveniente do tremoço é a elevada quantidade de sal depois de preparados, porém é possível reduzir essa substância demolhando-os tremoços antes do seu consumo.

Como consumir o tremoço

Ele só ser consumido cozido, ao natural é toxico, possui uma substancias alcaloides (lupanina,  esparteína, lupinina, isolupanina, angustifolina ) que lhe concedem o gosto amargo. Só pode ser consumido depois de preparado, porque a toxidade desaparece depois de cozido e posteriormente demolhado em várias águas até perder o gosto amargo.
Se quiser saber como preparar os tremoços, veja aqui a receita: Cozinhar tremoços

Um comentário:

  1. Anônimo20.9.22

    Por vezes fazem dar peidos! mas depende da quantidade ingerida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...