Benefícios da levedura de cerveja

Benefícios da Levedura ou levedo de cerveja

A levedura de cerveja é uma das substâncias conhecidas mais ricas em vitaminas e sais minerais. É uma excelente fonte de proteínas, contém um alto teor de vitaminas (entre as quais se incluem as vitaminas do complexo B), sais minerais e todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo. Dentro dos vários tipos de levedura, a de cerveja é a mais reconhecida pelos nutricionistas, que a declaram como um dos alimentos mais ricos que a natureza oferece.

A ingestão de levedura de cerveja tem demonstrado vários benefícios para o nosso organismo, previne os transtornos intestinais, controla o colesterol, beneficia os casos de acne, eczema e psoríase, melhora o aspeto da pele, dos cabelos e das unhas e é recomendada nos processos de emagrecimento.

A levedura de cerveja têm origem num fungo (Saccharomyces Cerevisiae). Foi no século XIX que se descobriu mais pormenorizadamente a sua importância para a saúde e o seu elevado teor em nutrientes essenciais. Hoje é um dos mais importantes suplementos alimentares, favorecendo todos os sistemas e atividades metabólicas.

Principais benefícios da levedura de cerveja


  • Melhora a memória e o desempenho intelectual
  • Ajuda a reduzir o acne
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Melhora o funcionamento do fígado 
  • Previne a queda de cabelo e fortalece os fios capilares
  • Melhora o aspeto e a saúde da pele
  • Previne o stress, a fadiga e o cansaço
  • Ajuda na regulação da produção de insulina
  • Desintoxica o organismo
  • Melhora as funções intestinais
  • Melhora a circulação sanguínea 

Propriedades da levedura de cerveja


Trato intestinal: A ingestão da levedura de cerveja tem demonstrado resultados positivos no controlo dos distúrbios intestinais, tais como diarreia ou prisão de ventre. A levedura de cerveja é rica em vitamina B2 (Riboflavina ou Lactoflavina) que favorece a respiração celular e regenera a flora intestinal.

Ajuda a tratar peles com acne: Um dos principais fatores que leva a melhoria do acne é o facto da levedura de cerveja melhorar a oleosidade da pele. Além disso, ajuda na recuperação de lesões e de inflamações provocadas pelas espinhas. Contém biotina, que tem uma ação protetora da pele e anti seborreica.

Melhora as funções do cérebro: A levedura de cerveja auxilia no tratamento e prevenção do stress, do cansaço extremo e da fadiga. Este beneficio deve-se à presença de colina, de inositol e ácidos nucleicos. Estas substâncias ajudam o funcionamento cerebral ao nível da memória, previnem o envelhecimento precoce do cérebro e previnem doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Contém também ácido glutâmico, o único aminoácido capaz de transpor a barreira entre o sangue e o cérebro, sendo geralmente utilizado em quadros de diminuição da memória, em tratamentos anti depressivos, senilidade, esquizofrenia e outros distúrbios cerebrais.

Queda de cabelo: A levedura de cerveja é uma grande aliada da saúde dos cabelos, uma vez que é rica em proteínas, aminoácidos e vitaminas do complexo B, que são fundamentais na nutrição, fortalecimento e saúde dos fios capilares. (Causas da queda de cabelo)

Dietas de emagrecimento: A toma da levedura de cerveja antes da refeição ajuda a criar a sensação de saciedade. Para o efeito, a toma da levedura de cerveja deve ser acompanhada de líquidos. Quando tomada depois da refeição o efeito poderá ser contrário e levar ao aumento de peso. Além disso, a levedura de cerveja ajuda a diminuir a vontade de comer doces devido ao crómio, que ajuda ainda na metabolização dos carboidratos e das gorduras.

Beleza: Como já foi referido, a levedura da cerveja apresenta um alto teor de vitaminas do complexo B, que são uma referência na beleza e saúde da pele, cabelos e unhas. Ajudam, inclusive, a tratar distúrbios clínicos de peles com acne, eczema e atenua as manifestações da psoríase. Contém também prolina, um componente do tecido conjuntivo, que liga e suporta todos os outros tecidos e deste modo combate a flacidez.

Diabetes: A levedura de cerveja é um suplemento a ter em conta nos portadores de diabetes, ela possui um alto teor de crómio que ajuda a regular o metabolismo do açúcar, além de reduzir o desejo por consumir doces. O levedo pode interferir com os medicamentos da diabetes, converse com o seu médico antes de iniciar a toma.

Melhora a saúde dos nervos: Esta ação é possível pela sua riqueza em diversos nutrientes como aminoácidos, vitaminas do complexo B e sais minerais, inclusive ferro orgânico. Há efetivamente alguns relatos de melhoria do síndrome do túnel de carpo após a toma de levedura de cerveja.

Favorece o desempenho dos desportistas: A levedura de cerveja aumenta a energia, a resistência, a capacidade e a massa muscular. Além disso, ajuda na recuperação dos treinos e alivia as dores musculares. Por todos estes fatores é considerada um suplemento alimentar de eleição para os praticantes de desporto.

Fortifica o sistema imunológico: Além de fornecer várias vitaminas, proteínas e aminoácidos a levedura de cerveja também apresenta ácidos nucleicos, todos juntos ajudam a fortalecer o sistema imunológico e consequentemente protegem o corpo contra diversas doenças.
.
Complementa dietas pobres em nutrientes: O levedo de cerveja também ajuda a repor os valores nutricionais de algumas dietas mais carenciadas. Um bom exemplo são os veganos e os vegetarianos, que não comem carne e, com isso, levam uma dieta pobre em proteínas e pobre em vitamina B 12. É ainda recomendada na dieta de crianças em crescimento, grávidas, idosos e doentes em convalescença.

Ação repelente de insetos: Existem alguns relatos que consideram que ela tem uma ação repelente natural, libertada através do suor, porém não existem comprovações para este facto. Há inclusive quem administre levedura de cerveja aos cães com o fim de repelir as pulgas.

Contra indicações da levedura de cerveja


A toma da levedura de cerveja associada aos medicamentos para diabéticos pode potenciar a ação dos mesmos, levando a um quadro de hipoglicemia. Poderá também gerar algumas náuseas e levar a um aumento de gases intestinais.

Por norma. a toma de levedura de cerveja é segura, embora em casos raros algumas pessoas poderão apresentar quadros de alergia, que poderão manifestar-se por erupções cutâneas da pele, falta de ar ou dores no peito.

Curiosidades sobre a levedura 


A levedura de cerveja pode ser tomada sob a forma de cápsulas, pó, flocos ou líquida. Pode ser adicionada aos iogurtes, batidos, sumos, sopa, entre outros. No entanto, a levedura de cerveja não deve ser submetida a altas temperaturas pelo facto de perder valor nutricional.

A levedura é responsável pela fermentação de soluções açucaradas. É um fungo unicelular, ou seja, é formado por apenas uma célula. Estas características permitem-lhe crescer e multiplicar-se rapidamente. As leveduras são exploradas pelo homem há milhares de anos, sendo utilizadas na produção de vinhos, de pão e de cerveja. Nem todas as leveduras são benéficas, existem algumas que são patogénicas, como é o caso da Candida albicans que é responsável pela candidíase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...