Benefícios das framboesas

Benefícios das framboesas para a saúde

Há muito tempo que as framboesas são objectos de estudo na área da medicina, elas são potentes anti oxidantes naturais, contém compostos bioativos com capacidades anti inflamatórias, antioxidantes e anti angiogénese, reduzem acção dos radicais livres. fortalecem o sistema imunologico e melhoram as capacidades do organismo para se defender de inúmeras doenças

Principais benefícios e propriedades das framboesas para a saúde


Benefícios da framboesa na luta contra o cancro: Quanto maior for o consumo deste fruto, maiores são as probabilidades de prevenir-mos doenças inflamatórias como o cancro. Segundo um estudo realizado na Universidade do Porto e publicado "Jornal of Cellular Biochemistry" Os polifenóis das framboesas têm propriedades anti inflamatórias e capacidade angiogénese, que reduzem a capacidade migratória das células, previnem e desaceleraram a evolução do cancro. As framboesas são consideradas como um dos melhores tratamentos naturais contra o cancro.

Melhoram a saúde cardíaca: As Framboesas contém um elevado teor de polifenóis que ajudam a diminuir o risco de desenrolar doenças cardiovasculares. Além disso as framboesas são ricas em potássio, este mineral ajuda a prevenir a hipertensão e consequentemente favorece o funcionamento do coração.
Segundo um estudo realizado pela Escola de Saúde Publica de Harvard (EUA), o consumo regular de antocianinas, um pigmento presente na framboesa e noutras frutas que vão do vermelho ao roxo, ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco em 32%, nas mulheres jovens e de meia idade.

Framboesa ajuda a emagrecer: É rica em fibras e manganês, a fibra ajuda a retardar o processo digestivo e a manter a saciedade por mais tempo. O manganês ajuda a aumentar o metabolismo e consequentemente o corpo gasta mais energia.

Ajudam a controlar a diabetes: As framboesas têm uma grande concentração de fibras, cerca de 20% do seu peso total, que ajudam a manter o açúcar estável no sangue.

Melhora a saúde feminina: O chá de folha de framboesa ajuda a regular o ciclos menstrual irregular e diminuem o fluxo menstrual excessivo. Nas mulheres grávidas este chá ajuda a reduzir as náuseas e previne hemorragias. Já nas lactantes comer a fruta ou beber o chá ajuda a aumentar a produção de leite materno.

Beneficiam a digestão: Como já foi referido esta fruta têm um alto teor de fibras, que mantém o sistema digestivo saudável, previnem a obstipação, melhoram o transito intestinal e ajudam na eliminação de toxinas. Factores muito importantes que se reflectem no estado geral de saúde.

Alivia a artrite: As framboesas contém antocianinas que inibe a enzima ciclooxigenase que é responsável pela inflamação e pela dor. Os alimentos ricos em antocianinas aliviam as dores das juntas nos quadros de artrite.

Saúde dos olhos: A framboesa ajuda a prevenir retinopatia diabética e a degeneração macular e atrasa a progressão, uma condição que pode levar à cegueira, quando já desenvolvida,  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...