Benefícios da flor de sabugueiro

Benefícios e propriedades do sabugueiro para a saúde

O sabugueiro cujo nome cientifico é Sambucus nigra, pertence a uma espécie arbustiva do género Sambucus da família adoxaceae. Também é conhecido por sabugueiro da Europa, sabugueirinho ou sabugueiro negro.
Esta planta medicinal já era usada na antiguidade e era definida como guardiã da saúde. Parece que o sabugueiro é usado há mais de 2500 anos, segundo os registos esta planta apareceu nos escritos de Hipócrates o "pai da medicina"

Propriedades e benefícios do sabugueiro


Benefícios medicinais do sabugueiro: É detentor de propriedades anti inflamatórias, anticépticas, diuréticas, sudoríferas, cicatrizantes, depurativa e laxantes. Pertence ao grupo das plantas adaptógenas, ou seja ajuda o organismo a a adaptar-se às situações extremas, causadas pelos invasores patogénicos ou outros tipos de situações adversas ao nosso organismo. Devido a todos estes benefícios, esta planta medicinal traz muitos benefícios à saúde.

O chá de sabugueiro ajuda a tratar gripes e resfriados: Auxilia no tratamento de gripes, resfriados, rinite, febre do feno, tosse, espirros, febre e vários sintomas alérgicos. Este chá medicinal propicia a transpiração, acelera o processo de eliminação de toxinas e baixa o febre. Conta aínda com propriedades anti bacteriana e anti virais que melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Muito antes de haverem farmácias disponíveis, o sabugueiro era usado em todos os processos gripais e nos vários estados febris. Acredita-se que a planta consegue acelerar os processos de cura nas infecções virais.

Folhas de sabugueiro contra feridas e queimaduras: As folhas quando amassadas e colocadas directamente na pele, aceleram a cicatrização de queimaduras e feridas, assim como atenuam a dor provocada pela queimadura. Este processo deve-se à sua acção cicatrizante, anticéptica e anti inflamatória.

Previne o envelhecimento precoce: Contém antioxidantes, flavonoides e antocianinas que protegem as células da acções nocivas dos radicais livres, reduzem a degeneração celular e diminuem os efeitos do envelhecimento. Ademais possui efeito depurativo, ajuda a desintoxicar e a eliminar as toxinas encontradas no organismo.

Benefícios do sabugueiro contra o inchaço: Possui propriedades diurética que ajudam a eliminar o excesso de líquidos através da urina. Deste modo combate o inchaço provocado pela retenção de líquidos.

Chá de flor de sabugueiro


O sabugueiro só deve ser usado depois de seco, já que a erva fresca pode ser tóxica.
Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro a uma chávena de água fervente. Tape e deixe macerar por uns dez minutos. Coe e beba. Poderá adoçar com mel.
O consumo desta tisana têm de ser feito com moderação.

Óleo caseiro de folhas de sabugueiro


Coloque um punhado de folhas frescas de sabugueiro num frasco e cubra com um óleo à sua escolha, pode ser óleo de coco, azeite de oliva, óleo de amêndoas doces, entre outros.
Coloque o frasco num tacho com água à volta.
Leve a ferver por aproximadamente duas horas mantendo o frasco aberto.
Findo o tempo desligue a chama e tape o frasco com gaze ou pano limpo.
Deixe em repouso por umas 12 horas.
Coe o óleo e exclua a camada residual que se formou na base.
Guarde no frasco bem rolhado em local escuro.

Contra indicações do sabugueiro


O sabugueiro é contra indicado na gravidez e na amamentação. O consumo do chá deve ser feito de um modo moderado e por períodos curtos. A ingestão excessiva pode levar a complicações gastro intestinais como diarreia e náuseas.

O consumo da tisana de sabugueiro não é aconselhado antes e depois de um procedimento cirúrgico.

Os diabéticos também devem ter algum cuidado com a infusão de sabugueiro, a bebida poderá diminuir em demasia a taxa de açúcar no sangue.

Curiosidades sobre o sabugueiro


O sabugueiro é uma espécie de grande importância para a industria farmacêutica, agro alimentar, cosmética e têxtil.

Em alguns locais  colocam-se folhas de sabugueiro nas tocas da toupeiras, com o fim de as afugentar. Acredita-se que a responsabilidade se deva ao facto do gosto e o odor desagradar a estes animais.

Um comentário:

  1. Lembro que era usado como coadjuvante nas enfermidades sazonais causadas por sarampo;varicela e catapora.Pois devido ao quadro febril;essa planta ajudava e muito no tratamento...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...