8.12.16

Benefícios das folhas de nespereira (magnório)

Benefícios e propriedades das folhas de nespereira

As folhas de nespereira são ricas em vitaminas, sais minerais e detentoras de propriedades antioxidantes, adstringentes, analgésicas, anti virais e expectorantes. Na medicina popular são principalmente usadas nos casos de diabetes e colesterol e triglicéridos elevados, mas as vantagens desta folha não ficam por aqui.

Principais benefícios da infusão de folhas de nespereira


Auxilia na luta contra os diabetes, o colesterol e os triglicéridos. A folha de nespereira contém várias substancias entre elas encontra-se o triterpeno, o ácido betulínico (AB) que é reconhecido por potenciar várias actividades biológicas no nosso organismo. Segundo alguns estudos ,ela reduz significativamente os triglicéridos, o colesterol total e o pico glicêmico. Alguns relatos populares indicam que ao fim de duas semanas, já se verifica uma redução expressiva do colesterol e dos triglicéridos.

A folha de nespereira é detentora de propriedades anti-oxidantes capazes de neutralizar os radicais livres. Melhora o sistema imunitário, retarda o envelhecimento precoce, e aumenta a esperança de vida.

Contém polifenólicos que lhe conferem propriedades anti virais. Aliviam as dores de garganta, a inflamação da boca e das gengivas. Há até estudos que apontam para a possibilidade de ela vir a ser útil no tratamento de HIV.

Melhoram o funcionamento do fígado. As folhas de nespereira são detentoras de propriedades desintoxicantes, que melhoram a função do fígado na eliminação das substancias tóxicas.

A folha de nespereira, têm um efeito calmante sobre a derme, melhora e previne determinadas doenças de pele, reduz a inflamação e a irritação. Poderá ser usada na forma de infusão e aplicada em cataplasma.

A folha de nespereira também é indicada para sofre de cálculos renais (pedra dos rins). Melhora os episódios de diarreia, atenua a tosse e alivia as situações de hemorróides.

Infusão da folha de nêspera


A infusão da folha da nêspera faz-se à razão de 3 a 7 folhas para um litro de água. Deve ferver a água e  acrescentar as folhas de nespereira frescas ou secas. Retire do calor e mantenha abafado por 3 a 5 minutos.
Não se deve utilizar as folhas de nespereira por períodos prolongados.

Curiosidades sobre a nespereira


A nespereira pertence à família Rosaceae  é uma árvore originária da China, com um porte médio que pode alcançar os 10 metros de altura. No norte de Portugal as nêsperas são conhecidas por magnórios ou magnóleos, contudo existem outros nomes populares como: ameixa amarela-amarela, nêspera china, nêspera japonesa e ameixa japonesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...