2.12.16

As utilidades do bicarbonato de sódio

As utilidades do bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio, o poderoso pó branco de mil facetas com imensas utilidades para a saúde, para a beleza e ainda tão versátil nas lidas domesticas. Falamos de produto barato, fácil de encontrar e é detentor de várias propriedades que lhe permitem ter muitas utilidades no nosso dia a dia.

O bicarbonato de sódio têm origem no mineral Natrão, uma substancia utilizada pelos antigos Egípcios nos processos de mumificação, com o fim de combater as bactérias e de desidratar as células. Era também utilizado por este povo na limpeza da roupas brancas.

As vantagens e as utilidades do bicarbonato de sódio


Retire o excesso de químicos dos alimentos- Uma das grandes vantagens do bicarbonato de sódio é que consegue se "colar" aos agrotoxicos e ajudar a eliminá-los. Prepare os alimentos e coloque em água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, mantenha-os em imersão por duas horas, depois passe por água normalmente. Esta técnica é especialmente importante para alimentos em que se come a casca e alimentos permeáveis, que são aqueles que não têm casca.

Acabe com os ácaros- Acabe com os ácaros, os principais responsáveis pelas alergias respiratórias. Espalhe bicarbonato de sódio sobre a superfície pretendida, deixe actuar por uns 15 minutos e aspire com o aspirador. Esta pratica poderá ser aplicada em colchões, tapetes, peluches, entre outros.

Chulé dos sapatos- Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio numa pequena saqueta de tecido ou outro material poroso. Coloque uma saqueta dentro dos ténis ou outro tipo de sapatos afectados. Quando necessitar usar os sapatos, retire a saqueta e use normalmente.

Xixi no colchão- Xixi na cama é um acidente muito comum para quem têm crianças em casa e não só. Polvilhe a superfície húmida com bicarbonato de sódio e deixe secar. Depois de seco aspire normalmente com o aspirador. Este procedimento elimina a humidade e o mau odor.

Lavagem da roupa- Potencie a limpeza da sua roupa acrescentando 1/2 chávena de bicarbonato de sódio. Para retirar as manhas amarelas de suor da roupa e os maus odores, deixe a roupa de molho com um pouco de bicarbonato de sódio por umas horas e depois  lave normalmente.
Retire as marcas de bolor da roupa com a proporção de 1 litro de água para duas colheres de sopa rasas de bicarbonato de sódio. Mantenha de molho por meia hora e depois coloque a lavar na máquina normalmente.
Nas camisolas com marca de desodorizante, basta colocar uma pasta de bicarbonato de sódio humedecido com água e colocar na parte afectada, deixe actuar por meia hora e lave normalmente.

Limpeza geral- Aplique directamente nas superfícies ou dilua-o em água.
O bicarbonato de sódio têm a capacidade de remover manchas, gorduras, maus odores e ainda o mofo. Lave o frigorífico com o bicarbonato de sódio diluído em água, esta solução desinfecta e retira os odores do seu frigorífico.

Limpeza de tapetes e carpetes- Espalhe bicarbonato de sódio sobre os tapetes ou sobre as carpetes. Deixe actuar por uma horas e aspire normalmente com o aspirador. Esta operação retira humidades, mofos e os maus odores dos tapetes.

Panelas queimadas- Coloque 3 colheres de sopa bicarbonato de sódio na panela e acrescente 1 litro de água fervente. Se mesmo assim não resolver, coloque a panela ao sol por vários dias. O queimado vai se soltando e acaba por sair todo sem esfregar.

Limpar jóias de prata- Coloque as jóias de prata numa panela com bicarbonato de sódio e água, Leve ao lume e deixe ferver por uns minutos. As suas jóias irão ficar como novas, limpas e brilhantes.

Eliminar os maus odores das garrafas térmicas e das embalagens plásticas- Muitas vezes as garrafas térmicas e as embalagens plásticas continuam com cheiros mesmo depois de lavadas. Misture água quente com água quente e encha os recipientes, chocalhe e deixe de molho durante a noite.

Flores frescas mais tempo-Junte uma colher de sobremesa na água do vaso de suas flores e elas durarão mais tempo.

Desentupir canos- Coloque duas colheres de sopa no ralo da pia. Verta água fervente por cima até escorrer todo o pó. repita operação se necessário. Esta operação também poderá ser feita para eliminar os maus cheiros dos ralos.

Hoje falei das utilidades do bicarbonato de sódio para a casa, mas se estiverem interessados noutras vantagens, dêem uma espreitadela em dicas de saúde e beleza com bicarbonato de sódio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...