Benefícios das batatas para a saúde

Benefícios das batatas para  a saúde e dieta

Quando consumidas de forma moderada, a batatas acarretam benefícios para o coração, para  a pele, sistema digestivo e para o cérebro.
A batata é um alimento energético, com uma boa concentração de carboidratos, amido e ácidos hidroxinâmicos, que conferem às batatas propriedades antioxidantes. Ademais, este vegetal da família dos solanum, também é uma boa fonte de vitamina C, vitaminas B, ferro e potássio, entre outros minerais.

As batatas cozidas com a pele, são a melhor opção, a vitamina C, a fibra e os ácidos hidroxicinâmicos tendem a centralizar-se mesmo debaixo da pele. Contudo também é na casca que se concentra maior quantidade de agrotoxicos, caso a batata não seja de origem biológica. Para minimizar a quantidade de veneno, escove bem as batatas antes de as preparar.

Principais vantagens de comer batatas


As batatas reduzem a tensão arterial


A batata ajuda a prevenir a tensão alta, o alto teor de potássio ajuda a reparar o efeito do sódio. Segundo um estudo executado por cientistas britânicos, a batata contém o composto chamado kukoamines, que favorece a descida da pressão arterial.

Combatem os radicais livres


A batata é rica em petatina, esta substancia ajuda a formar as  membranas celulares e a mantendo-as integras. Para além disso esta substancia actua como um anti oxidante, ou seja anula a acção dos radicais livres, Este conceito baseia-se num estudo que foi publicado em 2003 no journal of Agricultural and Food Chemistry, nos estados unidos.

Melhoram a saúde cerebral e aliviam o stress


A batata alivia o stress e melhora a qualidade do sono e estimulam a saúde cerebral. A batata contém uma substancia chamada, que é um importante neurotransmissor, capaz de calmar os neurónios. Desta forma ela ajuda a controlar a ansiedade, o stress, promove uma noite mais tranquila e ajuda a acalmar após períodos de excitação. Para mais as batatas também contém a vitamina B6, promove a renovação celular, mantém o sistema nervoso saudável e promove o bom humor.

As batatas diminuiem a inflamação


A batata diminui a inflamação interna e externa. De forma interna a melhor maneira de aproveitar os benefícios da batata é consumindo-a assada ou cozida com a casca. Elimina a acidez estomacal e alivia as dores provocadas pelas ulceras.
Para as inflamação externa, passe uma rodela de batata crua sobre a zona inflamada, sobre uma zona irritada, ferida, acne e eczema. Aplique duas rodelas de batata bem frescas sobre os olhos, para aliviar o inchaço e os papos dos olhos.

A batatas com casca são ricas em fibras, essências à saúde do sistema digestivo e promovem a saciedade. Sugiro que leia: fibras alimentares - vantagens para a saúde

Outra substancia que merece ser mencionada é a  quercetina, um antioxidante capaz de inibir o crescimento do cancro da mama.

As batatas engordam?


As batatas têm a fama de engordar, mas na verdade elas são uma fonte pouco calórica ( 100 gramas de batatas contém 66 calorias), excepto as batatas fritas, que apresentam um alto índice glicémico (podem elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue). Resumindo o que engorda mesmo são os acompanhamentos ou os molhos com que são preparadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...