Benefícios do Morango para a saúde

Morango: conheça os benefícios deste fruto para a saúde

O morango é um dos frutos mais populares do mundo, com sabor inconfundível entre o agre e o doce que agrada a miúdos e graúdos. Sabe-se que o morango ocupa uma posição elevada no que consta a propriedades antioxidantes, têm efeitos anticancerigenos e é uma excelente fonte de fibras.

Este delicioso fruto têm poucas calorias e dá-nos a satisfação de o comer sem culpabilidade. Quanto mais fresco mais elevadas são as suas propriedades, o seu consumo deve ser efectuado o mais rápido possível após a colheita e não deve ultrapassar os dois dias.

Benefícios e propriedades do morango


Retarda o envelhecimento precoce. O morango é muito rico em substancias antioxidantes, estas são reconhecidas pela sua acção no combate dos radicais livres que danificam as nossas células. Esta propriedade permite prevenir o envelhecimento precoce, que com o tempo pode levar ao aparecimento vários tipos de doenças, incluindo o cancro.

Prevenção do cancro. O morango é uma importante fonte de ácido elágico, trata-se de ácido fenólico com importantes propriedades antioxidante e anti cancerígenas. Diversos estudos demonstram que este ácido pode impedir o desenvolvimento de alguns tumores. Entre eles destacam-se o cancro da língua, do esófago e dos pulmões. A ingestão regular de morangos está associada a um menor risco de contrair o cancro da próstata.

Melhora o funcionamento do sistema digestivo. Os morangos são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que contribuem para o bom funcionamento dos intestinos, ajudam no controle do peso e na redução do mau colesterol. Possuem também potássio e magnésio que lhe dão uma leve acção diurética, benéfico para quem têm pré disposição para a retenção de líquidos ou hipertensão arterial.

Doenças cardíacas. O morango contém antiocininas, substancias capazes de neutralizar os radicais livres. segundo alguns estudos a antiocinina pode reduzir as hipóteses de sofrer um ataque cardíaco.

Fortalece o sistema imunitário. Este fruto regista uma quantidade significativa de vitamina C, que está associada à prevenção do envelhecimento precoce e ao fortalecimento do sistema imunitário o que lhe permite auxiliar na prevenção da a gripe e outro tipo de infecções. Esta vitamina também contribui para o fortalecimento dos ossos e dos dentes. Favorece a formação de colágeno essencial à firmeza da pele, ao fortalecimento das unhas e do cabelo.

Melhora as funções de cérebro. O morango contêm fisetina uma substancia que estimula a memoria e as funções do cérebro, também é associado à prevenção de Alzheimer.

Os morangos são anti inflamatórios como tal são de grande ajuda no combate a muitas doenças inflamatórias como a osteoartrite, aterosclerose, a asma, entre outras.

Alcalinizam o organismo. Os morangos têm efeito alcalinizante no nosso corpo, um factor muito importante na prevenção de várias doenças.

Quando o morango deve ser evitado


Apesar de todos os benefícios, os morangos devem ser comidos com cautela em determinadas circunstancias.

Portadores de doenças intestinais como a diverticulose. O morango é cítrico e possui fibras insolúveis, que pioram os quadros desta doença.

Pessoas com predisposição a produção de pedras nos rins, não devem exagerar no consumo deste fruto. O morango contêm ácido oxalico, que em excesso pode provocar cálculos nos rins e na bexiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...