Semente de funcho - Conheça todos os seus benefícios

Semente de funcho conheça todos os seus benefícios

A semente de funcho , proveniente da planta do funcho cujo nome cientifico é foeniculum vulgare, uma herbácea vivaz também conhecida popularmente por anis ou erva doce, apesar de serem plantas distintas. Toda a planta inclusive as suas sementes é provida de qualidades medicinais importantes que permitem auxiliar no tratamento de diversos problemas. Veja também: Os benefícios da planta de funcho.

Propriedades medicinais da semente de funcho: vermifugas, calmantes, digestivas, anti-espasmódicas, laxantes, expetorantes e depurativas.

O seu aroma e sabor tão característico é provenientes de um composto fortemente aromatizante o anetol e que lhe confere as propriedades digestivas, coleréticas e carminativas. Também possui acido málico, um composto orgânico muito importante que diminui a vontade de comer doces.

O funcho e as suas sementes são fortemente utilizadas na culinária onde são indispensáveis para perfumar e aromatizar bebidas espirituosas, pratos de peixe, saladas e vários tipos de doçarias.

Benefícios e propriedades da semente de funcho


A infusão da semente de funcho é amplamente conhecida pela sua utilidade no tratamento da flatulência,da azia, do enjoo, das dores abdominais, sejam as provocadas pelos gazes, sejam causadas pelo período menstrual. Também ajuda as mulheres que apresentam um fluxo menstrual desequilibrado.

As sementes de funcho melhoram e aceleram a digestão, favorecem a redução dos gases no tubo digestivo,  previnem o mau hálito e contêm uma leve ação laxante. Para obter o efeito deve mastigar algumas sementes após a refeição.

Estimula a produção do leite materno. Trata as cólicas dos bebés, ajuda a eliminar os gazes e acalma-os. Os bebés pequenos não devem tomar o chá de funcho diretamente, deve ser dado à mãe e todos os benefícios das sementes do funcho passam para o leite materno.

As sementes de funcho são de grande auxilio nas doenças respiratórias. Têm ação expectorante, reduzem o catarro, a tosse cronica e melhoram alguns tipos de asma e bronquite. Deve-se beber uma infusão quente à noite antes de dormir.

O chá de funcho ajuda a aliviar os sintomas e as reações do tratamento da quimioterapia.

Como preparar e tomar o chá de funcho


Prepare a infusão à razão de um litro de água para uma colher de sopa de semente de funcho. Leve a água a ferver, desligue a chama, junte a semente de funcho, deixa-se em repouso por uns 5 minutos. Coe e beba ao natural. Nas crianças reduza a quantidade das sementes para uma colher de sobremesa. O chá de funcho não deve ser adoçado com açúcar, adoçante ou mel, porque estes vão reduzir a ação da infusão.
Saiba mais sobre :  O poder do chá e das infusões para a saúde

Contra indicações das sementes de funcho

O uso excessivo das sementes de funcho pode causar alguma toxidade no organismo e não deve ser usado durante a gravidez. Seja moderado para poder usufruir dos importantes benefícios .proporcionados por esta semente. Esta regra alarga-se a muitas outras sementes e plantas medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...