Saúde mitos e verdades

Saúde, saiba se é mito ou verdade

Mitos e verdades sobre o corpo humano


Muitas ideias se formam ao longo dos tempos, algumas ganham campo nas crenças populares, contudo nem tudo o que se ouve é verdade. Hoje vamos desmistificar algumas delas.

Quem sofre de metabolismo lente, não consegue emagrecer?


Não, é mito. Poderá ter mais dificuldade, mas não é a razão principal. A verdade é que se comermos além do que o nosso organismo necessita, vamos engordar. A genética e fisiologia do nosso corpo é completamente diferente de individuo para individuo. Se não adquirir-mos hábitos saudáveis, se não bebermos água suficiente e não praticar-mos exercícios físicos é certo que vamos engordar. O metabolismo não é o culpado de tudo. Erros que deve evitar se quer emagrecer

Lavar a cabeça diariamente provoca a queda de cabelo?


Não, é um mito. Muito pelo contrário, a oleosidade é uma das causas da queda do cabelo, sendo assim quem sofre de oleosidade deve mesmo lavá-lo e se necessário diariamente. Deve fazer a escolha de um champô especifico e evitar esfregar o couro cabeludo, de modo a evitar o estimulo das glândulas sebáceas.
Já quem sofre de cabelo seco deve evitar as lavagens diárias, a fim de não agravar o problema.

Tomar antibióticos pode tornar os olhos mais sensíveis à luz?


Sim é verdade. Realmente a grande parte dos antibióticos têm como efeitos secundários a fotossensibilidade à luz da forma dermatológica. Devem as pessoas que os estão a tomar ter um cuidado redobrado com a exposição à luz solar. Existem outros antibióticos mas em menor quantidade, que criam fotossensibilidade ocular. Dentro destes antibióticos estão principalmente os que são administrados em alternativa à penicilina, os que são indicados na afecções das doenças sexualmente transmissíveis e os de tratamento da malária entre outros.


Tomar banho ou dormir com lentes de contacto faz mal aos olhos?


Sim, é verdade. O uso de lentes de contacto têm vindo a aumentar, mas usam-nas, como se não as tivessem, contudo elas exigem alguns cuidados. Há estudos que mostram que a utilização indevida de lentes de contacto acarreta riscos superiores a alguns tipos de cirurgias aos olhos.
Tomar banho em águas não tratadas é mais gravoso do que fazê-lo com um duche de água da companhia que sabemos estar controlada. Portante é totalmente desaconselhado tomar banho na água do mar, rios ou piscinas.
Quanto a dormir, embora algumas lentes estejam amolgadas para o efeito, não é aconselhado. Algumas patologias gravíssimas têm sido associadas ao facto de dormir com as lentes..

O orgasmo da mulher é mais longo e intenso, que o do homem?


Não, é um mito. Ou melhor, é uma meia verdade. Em termos de tempo é verdade em termos de intensidade é subjectivo. O orgasmo é uma resposta física, psicológica e bioquímica, em resposta a algum tipo de estimulo. Fisicamente dá-se com o aumento dos batimentos cardíacos e o aumento das pupilas, entre outros. A forma química, dá-se com a libertação de hormonas. Vários factores podem influenciar a intensidade. Vai depender das características de cada um, do próprio estar e disposição do dia e do estimulo do parceiro. Em termos temporais as mulheres realmente têm uma resposta de prazer mais longo, com a possibilidade de orgasmos múltiplos.

Os sulcos do cérebro aumentam com a idade?


Sim é verdade. O cérebro para caber dentro da caixa craniana teve de enrugar ao longo do crescimento. À medida que envelhecemos o numero de células vai morrendo, o cérebro vai encolhendo e os sulcos vão aumentando. Um caso extremo é o Alzheimer, a massa cerebral diminui tanto que não há quantidade de células suficientes para ter-mos uma vida capaz. Conseguimos ter uma boa exemplificação numa noz nova e numa noz velha. A nova é cheinha e gordinha e a velha é enrugada e mirrada.

Consumir tomate ou molho de tomate, pode diminuir a incidência das doenças da próstata?


É verdade. Vários estudos apontam o licopeno como o principal responsável por este benemérito. O licopeno é um carotenoide com forte acção antioxidante, propriedades estas, muito úteis na prevenção da doença da próstata. Este componente permite controlar de uma forma natural as células cancerígenas e outro tipo de degenerações que levam ou à alteração da própria conformação das células.
Os frutos vermelhos são também portadores de licopeno, têm propriedades semelhantes, contudo em menor quantidade. Benefícios do tomate

Consumir pau de cabinda pode aumentar o desejo sexual


Não, é um mito. Contudo ajuda a uma melhor funcionalidade. O pau de cabinda pode ajudar em termos de refluxo sanguíneo, mas não o podemos considerar afrodisíaco. Afrodisíaco, considera-se aquilo que nos faz ter desejo sexual e neste aspecto não se conhecem substancias para este efeito. O que existe são substancias que ajudam em termos fisiológicos a obter alguns tipos de respostas, principalmente na capacidade do refluxo sanguíneo que permite a erecção.
Há homens que o utilizam como substituição ao viagra, é mais barato e tem menos efeitos secundários. Funciona da mesma maneira, porem numa percentagem mais baixa.

O primeiro sentido a ser desenvolvido no útero é o tacto?


Sim é verdade. Em termos sensoriais a pele é o primeiro órgão a ser desenvolvido. A criança esta num ambiente aquático fechado, dentro do útero da mãe. Houve os barulhos todos, o coração a bater, o fluxo do sangue e todo o trabalho dos intestinos. Contudo o primeiro sentido que se dá é o do tacto, que se dá por volta das sete semanas. O sentido começa à volta dos lábios e da boca sentindo o liquido em que está envolvido, depois continua nas palmas das mãos e dos pés, passando posteriormente ao resto do corpo. Os outros sentidos vem a seguir finalizados com o da visão, que é o ultimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...