Kiwi um dos mais fortes antioxidantes naturais

Propriedades e benefícios do quivi

kiwi é um dos frutos mais nutritivos. É uma excelente fonte de vitamina C e potássio. Uma das poucas frutas, que depois de madura continua com tez verde. Esta particularidade deve-se ao facto do kiwi conter clorofila, a principal responsável pela fotossíntese. Possui inclusive actinidina, uma enzima vegetal e outros nutrientes antioxidantes.

Os kiwis devem ser comidos logo que o fruto amadureça, porque a clorofila tende a diminuir com o avançar da maturação.

Um estudo Americano classificou o quivi como um dos mais nutritivo, dentro duma amostra de 27 frutos.

Principais benefícios do kiwi


Como já foi referido atrás, o kiwi possui a cor verde pela presença da clorofila, um fotoquímico importante. A clorofila quando ingerida é transformada num composto, que também está presente no chá verde  e que combatem o cancro. Este facto reflecte-se em vários estudos laboratoriais, que confirmaram que este composto previne  o cancro e e inibe  o desenvolvimento celular.
Sabe-se também que o sumo do kiwi pode inibir a formação de nitrosamina,um potencial agente cancerígeno com origem nos nitratos dos alimentos. Acredita-se que esta acção se deve à presença da vitamina C e dos fitoquimicos.

As fibras presentes neste fruto contribuem no bom funcionamento do intestino. Dificultam a absorção de gorduras e contribuem na redução do colesterol. Desta forma colaboram com a saúde do coração e previnem doenças cardiovasculares.

O kiwi é classificado dentro dos mais fortes antioxidantes naturais.
Contêm inclusive o aminoácido arginina, um vasodilatador que garante o melhoramento do fluxo sanguíneo e previne a acumulação de placas nas artérias. Um elemento que têm sido usado de igual modo no tratamento de disfunções sexuais masculinas.

A presença do potássio no kiwi, contribui no combate aos efeitos nocivos do sódio e propicia o equilíbrio das células no organismo. Um factor importante no controle da frequência cardíaca e na pressão arterial.

O kiwi tal como o limão contribui para alcalinizar o organismo. Poderão ser frutos ácidos, mas no interior do nosso corpo reagem de maneira diferente. Ajudam a neutralizar o excesso de acidez, resultado dos excessos da alimentação inadequada. Uma acção de extrema importância, já que a acidez do organismo é uma das principais causas de várias patologias, incluindo o cancro.

Valores nutricionais do kiwi


Quantidades estimadas em 1900 gramas
Calorias: 42
Fibras: 1,6 g
Vitamina C: 51mg
Potássio: 250 mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...