Sementes de Papoila, conheça as suas vantagens para a saúde

Benefícios da semente de papoila

As sementes de papoila são obtidas da papoila dormideira (Papaver somniferum), uma planta herbácea anual, originária do Médio Oriente da família Papaveraceae. Crê-se que tenha sido trazida para Portugal pelos Romanos, conjuntamente com o trigo.

Pelas suas inúmeras propriedades medicinais as sementes de papoila são usadas em vários tipos de medicamentos. Várias substancias são extraídas da papoila como o opio e a morfina. Apesar da sua ligação ao opio, a comercialização e consumo é legal em várias partes do mundo. O opio é extraído da planta enquanto ela se apresenta ainda verde, as sementes são extraídas quando a planta já se apresenta seca.

As sementes de papoila apresentam tonalidade azulada, mas na verdade a sua cor real é acastanhada. A explicação está no facto destas pequenas sementes terem em sua composição cristais de oxalato de cálcio, estes levam a que os comprimentos de onda azul sejam refletidos.

Benefícios da Semente de Papoila


As sementes de papoila, são reconhecidas principalmente pelos seus efeitos calmantes, muito uteis em casos de ansiedade, nervosismo e depressão. Contém ômega 3, um alto teor de fibra, proteínas e um baixo teor de sódio.

Combate problemas nervosos, insônias, tonturas e dores de cabeça. Para a insônia faça um chá de camomila, junte uma colher de sobremesa de semente de papoila, coe e beba antes de ir para a cama.

As sementes de papoila contribuem para ossos e dentes saudáveis. São ricas em magnésio, fosforo e cálcio. Uma porção de 10 gr de sementes de papoila oferecem aproximadamente 144 mg de cálcio, 18% do valor diário de referencia deste mineral. 

Ingerir 1/2 colher de sobremesa de semente de papoila, pode aliviar a tosse e os sintomas de asma e bronquite.

Ajudam a proteger o aparelho cardiovascular, prevenindo ataques cardíacos e derrames. Ajuda no alivio de problemas abdominais e diarreia.

A semente de papila contem 40 a 50 % de gorduras insaturadas, responsáveis pelo aumento do bom colesterol.

Para que serve a papoila


As pétalas e sementes da papoila são utilizadas na alimentação e valorizadas pelas suas propriedades medicinais. Podem ser utilizadas como complemento nas saladas, em massas, arroz, batidos, pães, doces, entre outros.

Nas civilização Egípcia as sementes de papoila eram utilizadas pelas suas propriedades sedativas. Ao longo dos tempos elas também têm sido utilizadas no tratamento de insonias. Na culta Indiana as sementes de papoila são transformadas numa pasta e aplicadas sobre a pele com o objetivo de a hidratar.

Nomes populares: papoila dormideira, dormideira dos jardins, dormideira das boticas, dormideira brava.

6 comentários:

  1. Anônimo22.5.16

    Muito bom, gostei de saber. Desconhecia todos estes benefícios da semente de papoila. Vou testar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A semente de papoila é realmente muito interessante e nunca falta na minha cozinha. À noite é praxe, um iogurte com sementes de papoila e semente de chia e passo uma noite tranquila.

      Excluir
  2. Boa tarde, as crianças podem consumi-las também?

    ResponderExcluir
  3. Claro que as crianças podem tomar yiateta.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo24.11.17

    eu costumo comer misturado com iogurte e gosto muito.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia as suas propriedades embora gostasse de as comer. Agradeço a informação

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...