Benefícios da semente de abobora

Benefícios das sementes de abóbora na saúde

As sementes de abóbora também conhecidas por pevides ou pepitas, são pequenas sementes achatadas esverdeadas, de formato oval, cobertas por uma casca rígida esbranquiçada.
Tal como a maioria das sementes têm um alto valor nutricional. São uma boa fonte de ômega 3, têm um elevado teor de fibras e minerais como zinco, magnésio, potássio, cálcio, ferro, manganês, fosforo e folato. Contém  fitoquimicos fitosteróis (Esteròis vegetais), vitamina E, vitamina A, fitoestrogénios.
Conheça também: Os benefícios da abobora para a saúde

Indicações terapêuticas: doenças da próstata e da bexiga, problemas pulmonares, colesterol alto, pressão alta, prisão de ventre e hemorroides, problemas renais, estados depressivos, aumentam a libido, previnem o cancro, tratam o acne, melhora a saúde cardiovascular.

Propriedades terapêuticas: anti inflamatórias, antioxidantes, anti hipertensoras, anticancerígenas, emolientes, calmantes, laxantes, fortificantes, relaxantes, revigorantes, alcalinizantes e vermifugas.

Benefícios e propriedades das sementes de abóbora 


Controlam a asma, diminuem a inflamação dos brônquios, facilitando a passagem de ar. Descasque 60 sementes de abóbora, adicione-lhes uma colher de sopa de mel, 25 gotas de própolis e uma chávena de água. Bata todos os elementos no liquidificador e tome 5 colheres de sopa ao dia, durante as crises asmáticas.

Ajudam a preservar a saúde da próstata. As sementes de abóbora são indicadas no tratamento da hiperplasia benigna da próstata e ajudam a prevenir o cancro da próstata. Devido à sua riqueza em zinco, beneficiam a imunidade e a fertilidade. Regulam a produção de DHT, um derivado de  testosterona indicado nas doenças da próstata, da queda de cabelo e do acne. Não está provado cientificamente, mas especialista em alimentação acreditam que aumentam a libido.

Amenizam os sintomas pré menstruais e da menopausa. Elas são ricas em zinco e magnésio, duas substancias O magnésio ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduz os quadros de irritabilidade e atenua os sintomas de depressão. O zinco é excelente no tratamento de situações relacionadas ao acne provocado por alterações hormonais, este mineral também permite melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas.

Acalmam e melhoram o humor. A semente de abobora é um calmante natural, contém triptofano, um aminoácido que dá origem a serotonina e à melatonina, as hormonas do sono e do prazer. Quando estas hormonas estão em equilíbrio diminuí a ansiedade, a depressão, os ataques de panico e a compulsão alimentar.

Melhoram a saúde dos ossos. As sementes de abóbora são ricas em magnésio, além de outras funções este mineral  está associado a uma maior densidade óssea, sendo um bom contribuinte na prevenção da osteoporose.

Previnem o envelhecimento precoce. Alguns estudos recentes revelam que as sementes de abobora ajudam a proteger a nossa genética. Deste modo retardam o envelhecimento, melhoram a beleza e previnem as doenças relacionadas com a degeneração onde está incluído o cancro.

Possuem propriedades laxantes. As sementes de abóbora auxiliam o transito intestinal devido ao seu alto teor em fibras. Ingeridas em jejum auxiliam na eliminar de vermes no trato gastro intestinal.

Melhoram a saúde cardiovascular. As sementes de abóbora possuem um alto teor de potássio, este mineral permite auxiliar o controle da pressão alta. Além disso as sementes ajudam a reduzir o colesterol e os triglicéridos.

Como consumir as sementes de abóbora


A quantidade diária recomendada é de uma colher de sopa com cerca de 16 gr.
As sementes de abóbora podem-se comer como uma refeição ligeira, em saladas, em pratos de arroz ou assados como um petisco. Entram na elaboração de pão, biscoitos ou sumos detox.

No passado as sementes de abobora eram usadas pelos Índios nativos Americanos, eram fervidas sob a forma de chá e usadas no tratamento de febres, cólicas e pedras dos rins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...