20.8.13

Nervosismo ansiedade e insónias

Nervosismo, ansiedade, insónias

Como combater de forma natural o nervosismo, a ansiedade e as insónias.


Nervosismo, ansiedade e insónias são cada vez mais os males das sociedades modernas.
O excesso de trabalho, o ritmo de vida acelerado, as pressões do dia a dia, o tabaco, o álcool, a dor, os desgostos são geralmente as suas principais causas.
Caracterizam-se com os conhecidos desconfortos dos músculos tensos, aperto no estômago, palmas das mãos suadas, irritabilidade, fadiga, taquicardia, tremuras, pensamentos negativos e ausência de senso de humor.

Ervas que amenizam o nervosismo, a ansiedade e as insónias


Infusões para acalmar os nervos, a ansiedade e as insónias


Quando se sofre de  insónias,  nervosismo, ansiedade e  irritação, saiba que por vezes uma simples chávena de chá pode ajudar.
As infusões são fáceis de preparar, hidratam , relaxam, amenizam desconfortos e trazem bem estar.

Calmante de maracujá


O maracujá  é detentor de um forte poder ansiolítico. As flores e as folhas frescas ou secas do maracujá,  são empregadas como tranquilizante do sistema nervoso.Contém propriedades calmantes, que ao contrário de alguns fármacos. O ideal passa por tomar uma chávena desta infusão antes de deitar.

Preparação da infusão de maracujá
Levar  meio litro de água a ferver e acrescentar 15 a 20  folhas de maracujá.
Deixar levantar novamente a fervura, retirar do fogo e abafar.

Infusão de maça e erva cidreira


Esta infusão é muito eficaz para controlar o sistema nervoso. A como a erva cidreira, conhecida também por melissa,  têm propriedades calmantes, equilibra o sistema nervoso, combate insónias, depressão e ansiedade. 
A maça também têm propriedades calmantes e outros benefícios auxilia o sistema digestivo, anti-diarreica, alimenta o cérebro, combate infecções respiratórias, etc.

Preparação da infusão de maça e erva cidreira
Cortar uma maça em pedacinhos e levar ao lume com dois copos de água até ferver e retirar do lume.
Juntar a erva cidreira e deixar em infusão por uns cinco minutos.
Coar e adoçar a infusão com mel.

Infusão de alface


Esta infusão ajuda-nos acalmar e a combater insónias. As folhas da alface e principalmente o talo, possuem propriedades calmantes, por conter uma substancia denominada de lactucina.. Já sabe quando fizer uma salada não jogue o talo fora, faça uma infusão economia e eficaz. Mais benefícios da alface
Preparação da infusão de alface
Levar um litro de  água a ferver e retirar do lume. Acrescentar os talos ou as folhas da alface e deixar em infusão entre 5 a 10 minutos. Coar e beber.

Outras alternativas para acalmar os nervos, ansiedade e insónias


Sumo de maracujá


É um saboroso sumo, com propriedades calmantes. Nas alturas mais criticas deve-se tomar todos os dias.
Preparação do sumo de maracujá
Misturar 200 ml de polpa do maracujá com um litro de água água e envolver bem. Adoçar a gosto, preferencialmente com mel.
Torna-se e um excelente refresco, com umas pedras de gelo.

Banana com aveia


Associação da aveia ( Benefícios da aveia ) com a banana ( Benefícios da banana ), ajuda a libertar triptofano, que é uma substancia que proporciona a sensação de bem estar e combate a depressão.
Preparação da banana com aveia
Cortar uma banana ás rodelas, polvilha-las três colheres de sopa de aveia e regar com uma colher de sopa de mel.
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