15.7.13

Benefícios do alecrim

Benefícios e propriedades do alecrim

O alecrim é uma planta medicinal de origem mediterrânica que apresenta imensos benefícios à saúde. Esta planta também chamada da erva da alegria, possui propriedades anti-bacterianas, anti-fúngicas, expectorantes e estimulantes.  Entre os principais benefícios encontra-se o facto de ele melhorar dores de cabeça, favorecer a digestão, de beneficiar a memoria e aliviar o cansaço.

Propriedades medicinais do alecrim


O alecrim é um estimulante do sistema nervoso e do cérebro. Melhora a circulação cerebral e consequentemente aumenta a concentração e a memoria. Tome uma chávena de chá de manha em jejum e outras duas ou três ao longo do dia. Os efeitos vão-se sentir ao fim de uma ou duas semanas.

Alivia as dores de cabeça, insónias, fadiga cronica, estafa mental e estados convalescentes. Simultaneamente também  é vantajoso no tratamento de epilepsia e vertigens

Combate a queda do cabelo e a caspa, aumenta o fluxo de sangue no couro cabeludo, estimula e fortalece o crescimento das raízes capilares.

Combate a hipertensão arterial, desmaios e fraquezas associadas, a explicação está no facto alecrim conter propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.  

Melhora o estado e o aspecto da pele. O chá de alecrim actua sob a pele por meio da sua acção anti inflamatória, analgésica, tonificante e anti séptica. Todas estas propriedades reúnem condições que auxiliam no tratamento da inflamação, do acne, da oleosidade e da vermelhidão da pele. Faça uma infusão de alecrim bem forte e aplique-a com o auxilio de um algodão sobre todo o rosto.

Auxilia o sistema digestivo, fígado e vesícula. Proporciona o alivio das aftas, gengivites e estomatite. Pela sua acção carminativa o alecrim é ainda utilizado na redução da flatulência.

Combate a gripe e as crises respiratórias. O alecrim têm propriedades expectorantes e estimulantes que auxiliam no tratamento o da tosse, aliviam os catarros, as crises de asma e bronquite. Alivia ainda as dores de garganta e o mau hálito.

Alivia as dores reumáticas, entorses, lesões musculares e tendinites,  sob a forma de compressas aplicadas no local, ou na forma de massagem com óleo de alecrim.

Curiosidades sobre o alecrim 


Os médicos árabes utilizavam o alecrim em pacientes com problemas  de fala por consequência de ataques cardíacos. Na China é utilizado contra insónias e fadiga.

Há indícios de que a planta de alecrim já é utilizada há milhares de anos.  O povo Egípcio conhecia bem os seus poderes curativos e embelezadores. Os vestígios também apontam que os Romanos e os Gregos o usavam como parte integrante da dieta e conjuntamente pelos seus poderes medicinais.

O alecrim é muito utilizado no fabrico de shampoos, sendo estes úteis no fortalecimento e estimulação do couro cabeludo. Do mesmo modo é utilizado no fabrico de sabonetes e cremes de beleza.

As variedades espontâneas são mais eficazes medicinalmente do que as cultivadas.

Infusão de alecrim para cabelos mais fortes


Torna os cabelos  fortes, macios e  brilhantes. O cheiro do vinagre não permanece no cabelo, desaparece quando o cabelo seca, mas prevalecem as suas inúmeras propriedades no cabelo. Propriedades do vinagre no cabelo
Colocar folhas e flores de alecrim em infusão no vinagre de cidra. Utilizar este preparado no enxaguamento do cabelo.

Uso do alecrim na culinária


O alecrim é muito apreciado no tempero de carnes e de vários outros pratos como por exemplo a sopa de tomate, beringela recheada e decorada com flores de alecrim.
Dão um toque especial a pratos de massas e vegetais.

Paralelamente é otimo a aromatizar vinagre, para tal colocam-se algumas folhas de alecrim no frasco do vinagre, que se irá depois utilizar nos temperos pretendidos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...