Benefícios do alecrim

Benefícios e propriedades do alecrim

O alecrim Rosmanrinus officinal é uma planta medicinal de origem mediterrânica que pertence à familia das lamiaceae. Esta planta também chamada da erva da alegria. Entre os principais benefícios encontra-se o facto de ele melhorar a função cerebral de um modo geral, um atributo que lhe valeu o nome de jinko biloba do mediterrâneo.

Propriedades: anti-bacterianas, anti-fúngicas, expectorantes, antissépticas, antibacterianas, diuréticas, adstringentes, expetorantes, , antioxidantes, hipertensoras, digestivas, expetorantes e estimulantes.

Propriedades medicinais do alecrim


O alecrim é um estimulante do sistema nervoso. É uma planta que nos faz sentir bem, apenas o seu cheiro levanta-nos a moral,  melhora a circulação cerebral e consequentemente aumenta a concentração e a memoria. Tome duas a três chávenas de chá ao longo do dia. Os efeitos vão-se sentir ao fim de uma ou duas semanas.

Combate a queda do cabelo e a caspa. Aumenta o fluxo de sangue no couro cabeludo, estimula e fortalece o crescimento das raízes capilares. Além disso o alecrim têm ação inibidora da testosterona, uma hormona que quando em excesso, provoca a atrofia e queda dos cabelos. É recomendada  aplicação local de uma loção de alecrim, que pode ser feita em casa. Coloque 200 gr de alecrim num litro de álcool de cereais e deixe a macerar por 4 dias. Coe e massaje o couro cabeludo com este preparado.

O alecrim ativa a circulação sanguínea, é um estimulante natural e e faz subir a tensão arterial. Combate a hipotensão arterial, desmaios e fraquezas associadas. Alivia as dores de cabeça, insonias, fadiga cronica, estafa mental e estados convalescentes. Simultaneamente também  é vantajoso no tratamento de vertigens. Deve ser consumido com moderação por quem apresente a tensão elevada. 

Melhora o estado e o aspecto da pele. O chá de alecrim atua sob a pele por meio da sua ação anti inflamatória, analgésica, tonificante e anti séptica. Todas estas propriedades reúnem condições que auxiliam no tratamento da inflamação, do acne, da oleosidade e da vermelhidão da pele. Faça uma infusão de alecrim bem forte e aplique-a com o auxilio de um algodão sobre todo o rosto.

Auxilia o sistema digestivo. Melhora a disgestão, o funcionamento do fígado e da vesícula. O chá de alecrim é recomendado para tomar depois de uma refeição pesada e rica em gordura. Proporciona o alivio das aftas, gengivites e estomatite. Pela sua ação carminativa o alecrim é ainda utilizado na redução da flatulência.

Combate a gripe e as crises respiratórias. O alecrim têm propriedades expectorantes e estimulantes que auxiliam no tratamento o da tosse, aliviam os catarros, as crises de asma e bronquite. Alivia ainda as dores de garganta e o mau hálito.

Alivia as dores. Abranda as dores das entorses, tendinites, artrite, reumatismo,  lesões e dores musculares. É utilisado sob a forma de compressas aplicadas no local, ou na forma de massagem com óleo de alecrim.

Curiosidades sobre o alecrim 


Os médicos árabes utilizavam o alecrim em pacientes com problemas  de fala por consequência de ataques cardíacos. Na China é utilizado contra insonias e fadiga.

Há indícios de que a planta de alecrim já é utilizada há milhares de anos.  O povo Egípcio conhecia bem os seus poderes curativos e embelezadores. Os vestígios também apontam que os Romanos e os Gregos o usavam como parte integrante da dieta e conjuntamente pelos seus poderes medicinais.

O alecrim é muito utilizado no fabrico de shampoos, sendo estes úteis no fortalecimento e estimulação do couro cabeludo. Do mesmo modo é utilizado no fabrico de sabonetes e cremes de beleza.

As variedades espontâneas são mais eficazes medicinalmente do que as cultivadas (Cultivo do alecrim). As flores do alecrim são comestíveis, são muito delicadas, enriquecem os pratos  e fornecem um agradável sabor. Acrescenta-se ainda o facto das flores de alecrim atraírem as abelhas, um importante benemérito, tomando em atenção que as abelhas são responsáveis em 80% daquilo que nós comemos.

Loção de alecrim para cabelos mais fortes


Torna os cabelos  fortes, macios,  brilhantes e previne a queda do cabelo. O cheiro do vinagre não permanece no cabelo, desaparece quando o cabelo seca, mas prevalecem as suas inúmeras propriedades no cabelo. Propriedades do vinagre no cabelo
Colocar folhas e flores de alecrim num recipiente de vidro, cubra com vinagre de cidra e deixe a macerar por um mês. Utilizar este preparado no enxaguamento do cabelo, misturado meio por meio com água.

Contra indicações do alecrim


O alecrim não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças com idade inferior a 6 anos. O uso exagerado de alecrim pode levar a vários efeitos secundários: irritações gastro intestinais, doenças inflamatorias do intestino, sindrome do cólon irritável, irritações da pele, nefrite.

Uso do alecrim na culinária


O alecrim é muito apreciado no tempero de carnes e de vários outros pratos como por exemplo a sopa de tomate, berinjela recheada e decorada com flores de alecrim. Dão um toque especial a pratos de carne, peixe, massas e vegetais.

Paralelamente é ótimo a aromatizar vinagre, colocam-se algumas folhas de alecrim no frasco do vinagre, que se irá depois utilizar nos temperos pretendidos.

Nomes comuns: alecrim, erva da memória, erva da alegria, alecrinzeiro, alecrizeiro, rosmmano, alecrim de jardim, erva da graça, alecrim rosmarino, rosmarino, rosmaninho. Rosemary (inglês), romarin (francês), roris marini (latim), ramerino (italiano), rosmarin (alemão).

4 comentários:

  1. Muito bom saber disso! Eu nem sabia que o alecrim tinha tantos benefícios.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI DAS ORIENTAÇÕES SOBRE O ALECRIM!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom... como se prepara o chá de alecrim ?

    ResponderExcluir
  4. Tomo as vezes muito bom para ansiedade

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...