Benefícios das folhas de maracujá

Benefícios e propriedades das folhas de maracujá

A planta de maracujá também conhecido por passiflora, pertence à família Passifloraceae, é considerado uma das trepadeiras mais fotogénicas do mundo. Existem cerca de 460 variedades de maracujá, no entanto só 50 a 60 variedades dão frutos comestíveis e apenas 5 são utilizados comercialmente.
Na Europa , a espécie mais utilizada para fins medicinais é o maracujá rosado ou passiflora incarnata.

Todas as  partes da planta são utilizadas, os frutos, as folhas, as flores e a raiz, sendo ricos em flavonóides, serotonina, maltol, glicócidos cianogénicos, ginocardina e alcalóides indóis "harman".

As folhas de maracujá apresentam benefícios que permitem ajudar no tratamento de inúmeras doenças, principalmente as de origem nervosa. Elas contém substancias que agem no sistema nervoso e atuam com analgésico e relaxante muscular, mas as suas virtudes alargam-se a outros campos.
Em forma de tisana as raízes cruas e raspadas são utilizadas como diurético e vermífugo.

Propriedades medicinais e benefícios das folhas de maracujá

Indicações terapêuticas das folhas de maracujá: nervosismo, insónia, ansiedade, irritabilidade, inquietação, dores, pressão alta, tremores, eliminação de vermes, crises de abstinência, cãibras.

Propriedades das folhas de maracujá: calmantes, relaxantes, sedativas, tranquilizantes, ansiolíticas, antiespasmódicas, emenagogas, diuréticas, anti inflamatórias, antioxidantes, depurativas, vermífugas.

As folhas e as flores frescas ou secas , do maracujá são um forte ansiolítico natural, contribuem com a redução da ansiedade e a irritabilidade, sendo por isso um bom auxiliar no tratamento de vários distúrbios nervosos como, palpitações, hipertensão, cãibras e pressão alta causada pelo stress. As suas propriedades calmantes não causam dependência ao contrário do que acontece com os fármacos ou até mesmo com a valeriana.
 São usadas como tranquilizante do sistema nervoso nas crises de Parkinson, relaxam o corpo e os músculos e reduzem os tremores que geralmente estão associados à doença.
➢ Junto com outras técnicas, contribuem para acabar com vícios como a droga ou o alcoolismo. O uso regular da infusão das folhas de maracujá alivia a intensidade das crises de abstinência.
Contêm propriedades analgésicas, que atuam no alivio das dores de dentes, dores de cabeça de origem nervosa e dores menstruais.
O seu efeito relaxante permite aliviar vários tipos de dores causadas pela rigidez muscular, enquadram-se as dores de cabeça, dores musculares, dores menstruais, entre outras.
Atenuam os sintomas da menopausa , aliviam os calores e as mudanças de humor que caraterizam este processo. Acalmam as dores menstruais  e reduzem as contrações uterinas.

Chá de folhas de maracujá


Levar 1/2 lt de água a ferver.
Acrescentar 5 folhas frescas de maracujá.
Deixar ferver novamente, desligar o fogo e abafar.
Coar e beber adoçado com mel.

Tome de uma a três chávenas por dia, uma delas antes de deitar. Não é recomendado o uso prolongado, devendo fazer uma pausa após 10 dias de toma.
Vale lembrar que as folhas de maracujá devem ser isentas de agrotoxicos. Se pretender usar folhas secas, colha-as pela manhã e seque-as à sombra em local arejado.

Precauções: O chá de folhas de certas espécies do gênero passiflora possuem ácido cianídrico (cianeto), como tal deve ser utilizado com cautela, pela possibilidade de levar a pessoa a um quadro de intoxicação.

Nomes populares: maracujá, passiflora, maracujazeiro, flor da paixão.

Um comentário:

  1. Andei uns tempos, com grande crise de abstinência, quando deixei de fumar por 34 anos. O maracujá me ajudou a enfrentar a crise, de maneira tranquila e serena!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...