Benefícios da erva cidreira (Melissa)

Benefícios da erva cidreira

A erva cidreira (Melissa Officinalis L.) é uma planta aromática reconhecida pelas suas propriedades medicinais e pertence à família Laminaceae. É originária do sul da Europa, mas hoje cresce um pouco por todo o mundo.

Trata-se de uma planta medicinal com propriedades calmantes, diuréticas, carminativas e expectorantes. É largamente usada no combate insónias, depressão, ansiedade e equilibra o sistema nervoso. No passado já era utilizada pelos médicos árabes principalmente para combater a melancolia.

A erva cidreira detém uma grande quantidade de substancias que oferecem uma ampla gama de benefícios à saúde. É uma excelente fonte de minerais como potássio, cálcio, fosforo, magnésio, manganês, zinco e ferro. Possui também várias vitaminas como a A, C e vitaminas do complexo B  é rica em flavonóides, taninos e beta-caroteno.

Os principais benefícios e propriedades da erva cidreira para a saúde


A erva cidreira é calmante. Esta planta destaca-se principalmente pela sua acção calmante e sedativa. Ajuda a diminuir os sintomas de ansiedade, depressão, reduz a insónia e stress.
Um estudo alemão constatou que esta erva medicinal possui um óleo essencial que actua numa parte do cérebro que controla o sistema nervoso autónomo e protege-o de estímulos excessivos.

A erva cidreira ajuda a reduzir a dor. Ela têm uma acção sedativa, que possibilita o alivio da dor em várias patologias como reumatismo, dores de cabeça e outros focos de sofrimento.

A erva cidreira diminui a tensão arterial elevada. Ela provoca uma ligeira vasodilatação dos vasos sanguíneos que possibilita uma melhor circulação do sangue, que permite reduzir a pressão sanguínea e as palpitações provocadas pela tensão .

A erva cidreira melhora o sistema digestivo. Possui propriedades carminativas, que combatem vários distúrbios intestinais como flatulência e cólicas. além disso as propriedades calmantes da planta melhoram os problemas de indigestão ligados à tensão nervosa.

Os principais usos da erva cidreira


  1. Acalma e equilibra o sistema nervoso, combate insónias, ansiedade e depressão.
  2. A erva cidreira causa uma suave vasodilatação sobre os vasos sanguíneos e desta forma reduz a pressão sanguínea e alivia a tensão alta.
  3. É levemente sedativa, combate dores de cabeça de origem nervosa, dores de dentes e dores menstruais.
  4. Ajuda a combater constipações e febres.
  5. Fortalece o coração e reduz as palpitações cardíacas.
  6. Auxilia a digestão, alivia cólicas e reduz a flatulência.
  7. É anti-bacteriana e  antiviral, útil no tratamento de herpes, especialmente do vírus simplex. Também ajuda a controlar a varicela e a zona.
  8. A infusão de erva-cidreira combate os enjoos da gravidez e as naúseas de origem emocional.
  9. Os cataplasmas da planta fresca e esmagada refrescam e aliviam as dores reúmáticas, enxaquecas, gota, neuralgias e picadas de insectos.
  10. É um excelente tónico, muito aconselhado nos casos de convalescença, Eficaz em pessoas idosas e crianças onde se recomenda utilizar folhas frescas no banho.

Curiosidades sobre a erva cidreira


Erva cidreira como repelente de mosquitos: O óleo essencial de erva cidreira é muito útil como repelente de mosquitos.
Faz-se um vaporizador com 50 gotas em 100 ml de água destilada. Podem-se acrescentar umas gotas de alfazema.

A erva cidreira também conhecida por Melissa, um nome que deriba do Grego e significa "Mel de abelha", bastante compreensivel já que as abelhas adoram as suas flores.
Outros nomes também lhe são atribuídos como: Melissa Romana, Melissa verdadeira, Salva Brasileira, Salva do Brasil, Bálsamo de abelha, Bálsamo de limão, Capim Cidreira , entre outros nomes.

A erva cidreira (Melissa) é considerada segura inclusive em crianças, porém ela pode diminuir um pouco a função da tiróide, o que pode ser benéfico ao hipertireoidismo e prejudicial ao hipotireoidismo.

Um comentário:

  1. Fui criado tomando chá desta erva e até honorários tomo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...