Os beneficios do gengibre

Os benefícios e as propriedades do gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta medicinal que pertence à família Zingiberaceae e é também conhecida pelo nome de gingibre, zingiber, mangaratiá e mangarataia. É originária do sudeste Asiático, onde cresce espontaneamente e é popular pelo seu rizoma que possui um sabor aromático e picante, rico em ferro, zinco e potássio. (Como plantar gengibre).

Embora o gengibre se destaque pelo seu uso nas cozinhas, sabe-se que este rizoma dispõe de benefícios e propriedades medicinais potentíssimos. Esses benefícios devem-se principalmente aos óleos essências contidos no seu rizoma, sendo estes o cineol, mucilagem, resina, gingerol.

Propriedades do gengibre: anti-inflamatório, desintoxicante, anti-náuseas, antiemético, hipoglicêmico, expetorante, antimutagênico, bactericida, carminativo, aperiente e tonificante

Indicações terapêuticas do gengibre: Estimulante gastrintestinal, alivio das vias respiratórias, gripe e constipação, combate os gases intestinais , vômitos e náuseas, rouquidão, inflamação e dores, traumatismos e reumatismos.

As incríveis propriedades medicinais do gengibre


O gengibre é um poderoso anti-inflamatório e analgésico natural. Contem 12 compostos que combatem a inflamação. Um desses compostos, atua nas terminações nervosas e baixa os receptores das dores. Alguns estudos realizados em pacientes com artrite e que tomaram suplemento de gengibre mostraram melhoras na redução da inflamação e da dor.

É um excelente estimulante da circulação sanguínea, ajuda o sangue a fluir ás extremidades, sendo eficaz, no alivio do excesso de frio interno, das mãos e os pés frios, pulso fraco e palidez.

Alivia vários problemas digestivos e principalmente todo o tipo de enjoo, ele interfere com as contrações estomacais. Enjoo da gravidez, da quimioterapia, de viagem e enjoo pós operatório.

Prevenção do cancro. O gengibre contêm flavanóides com propriedades antimutagênicas que atuam no controle de mutações.

Ajuda a emagrecer,  contém propriedades termogênicas, que elevam a temperatura corporal, ajudam diluir as gorduras e obrigam o organismo a um maior consumo de energia. Dicas para perder peso

É considerado afrodisíaco e indicado para a impotência masculina. Este efeito é explicado pelo facto de ele provocar calor e aumentar a circulação sanguínea, deste modo ele facilita a ereção nos homens e aumenta a sensibilidade no clítoris das mulheres.

Trata dores de garganta, amigdalites, rouquidão e perda de voz. Combate gripes, constipações e rinite, bebendo infusão de gengibre bem quente com mel e limão. É recomendado aos que usam a voz para trabalhar, sendo possível mascar um pedaço.

É expectorante , auxilia a expectoração do muco do sistema respiratório. Combata a asma e a bronquite. 

Gengibre e limão ajudam a emagrecer


O gengibre e o limão ( Benefícios do limão ) são considerados dois alimentos termogênicos, ou seja são alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, providenciando assim um maior gasto calórico. 

Chá de gengibre com limão: Aquecer meio litro de água e acrescentar uma colher de sopa de gengibre ralado. Esperar 5 minutos, juntar meio limão. Bater tudo no liquidificador e coar.
Acrescentar gelo e folhas de hortelã a gosto. Deve-se beber de imediato.

Esta bebida deve ser tomada antes da refeição, duas vezes ao dia. Se pretende obter bons resultados é aconselhado a implementação de uma alimentação saudável.

Contra indicações do gengibre


Apesar de o gengibre proporcionar muitos benefícios à saúde, ele não pode ser consumido por todos. Antes de começar a consumir esta raiz medicinal certifique-se que não faz parte do grupo de risco.

O gengibre deve ser evitado por mulheres grávidas, principalmente nos primeiros 3 meses de gestação, sob o risco de estimular contrações prematuras e provocarem o aborto espontâneo.

Deve ser evitado por quem sofra de hipertensão. O gengibre acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação, duas condições que podem levar ao aumento da pressão arterial.

Esta raiz medicinal é detentora de propriedades que podem interagir com medicamentos anti coagulantes, medicamentos para a pressão alta e para os diabetes.

Deve ser evitado por hemofílicos. O gengibre contém propriedades que melhoram a circulação sanguínea, uma qualidade de grande interesse à saúde, expecto aos que tenham problemas de coagulação do sangue. O consumo do gengibre pode desestabilizar aínda mais a coagulação do sangue e levar a uma maior pré disposição ao sangramento.

5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...