Benefícios e propriedades da salsa para a saúde

Benefícios e propriedades da salsa

A salsa (Petroselinum Sativum) pertence à família das Apiaceae. É uma das ervas aromáticas mais consumidas em Portugal e uma das mais eficazes plantas medicinais, que em quantidades pequenas consegue trazer grandes benefícios à saúde. 
No passado os egípcios e os gregos a salsa como planta medicinal no tratamento de dores de estômago e problemas de bexiga. Atualmente sabe-se que é uma planta com uma forte ação diurética, rica em vitaminas A,B,C e E, ácido fólico, cálcio, fosforo, ferro e cobre.

Propriedades: diurética, anti reumáticas, antitérmica, antiespasmódicas, tonificante, antiescorbútica, estimulante, digestiva, anti alérgica, carminativa, cicatrizante, hepatoprotetora, antioxidante.

Principais propriedades e benefícios da salsa para a saúde


A salsa é reconhecida como melhor tratamento da limpeza dos rins. Apresenta uma forte ação diurética, estimula a função renal e ajuda na eliminação dos líquidos do corpo. Daí a salsa ser um excelente remédio natural no tratamento da hipertensão, reumatismo, gota, infecções da bexiga, cálculos renais e inchaços.

Retarda o envelhecimento precoce, graças ao seu teor em vitamina A e C , também é rica em luteolina, uma substancia antioxidante que ajuda a combater os efeitos radicais livres, previne o envelhecimento precoce e ajuda a prevenir diversas doenças como o cancro.
Estas vitaminas em conjunto com a luteolina, funcionam como um agente anti inflamatório, capazes de inibir os distúrbios inflamatórios como a osteoartrite e a artrite reumatoide.

A salsa na luta contra o cancro. Alguns estudos sugerem que o composto miristicina contido no óleo essencial da salsa, inibe a formação de tumores e ajuda a neutralizar agentes cancerígenos. Ao que parece este composto também têm a capacidade de estimular o glutationa-S-transferase, um enzima que combate as moléculas oxidadas.

A salsa têm propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, quando usada em cataplasmas alivia as picadas de insectos e melhora a recuperação das feridas, abcessos e contusões. Misturada com azeite e sal e introduzidos nos buracos das caries dos dentes suaviza as dores dos mesmos.

A salsa e a perda de peso. Embora se associe a salsa ao emagrecimento, ela de facto não emagrece. Acontece que esta erva aromática tem propriedades diuréticas, que a ajudam a eliminar a retenção de liquido, diminui o inchaço e leva efetivamente à perda de peso, mas não de gordura.

A salsa auxilia a digestão, combate as dores estomacais, flatulência e acidez do estômago. Protege as paredes do estomago da ação do suco gástrico, alivia a gastrite, evita a progressão e ajuda a tratar ulceras. Combate o mau hálito ( halitose) por possuir componentes bactericidas e clorofila, fundamentais na eliminação das bactérias e do mau cheiro.

A salsa é rica em vitamina K, uma vitamina essencial à síntese da osteocalcina, uma proteína com um papel importante na mineralização dos ossos. A vitamina K, também impede o acumulo de cálcio nos tecidos, uma das causas da aterosclerose, de várias doenças cardiovasculares e do acidente vascular cerebral.

Devido ao seu efeito tonificante, esta planta medicinal alivia depressões e o cansaço na menopausa. Regula o período menstrual e reduz os espasmos. Tonifica os músculos do útero, ajuda a contração do útero após o parto e estimula a produção de leite materno.

A salsa é uma planta condimentar aromática rica em ferro, é recomendada a pessoas que sofrem de anemia e que apresentem sinais de fadiga.

Contra indicações da salsa


Devido ao componente apiol, que é um estimulante das contrações uterinas, a salsa está contra indicada na gravidez. O consumo excessivo de salsa também pode ocasionar reações alérgicas de pele, problemas de fígado e rins.

Curiosidades sobre a salsa


A salsa era uma planta muito valorizada pelos Gregos que a consideram sagrada. Utilizavam-na para homenagear os vencedores dos jogos olímpicos e como adorno dos túmulos. Já os Romanos foram dos primeiros a utilizar a salsa como alimento e condimento na complementação dos pratos.

No aspeto a salsa é muito parecida com o coentro, mas o odor, os princípios ativos e as propriedades medicinais são totalmente diferentes.

Nomes populares: salsa, salsinha, salsa de cheiro, cheiro verde, perrexil, salsa das hortas, salsa comum.

Como preparara infusão de salsa


Coloque uma chávena de água fervente sobre uma colher de sobremesa de folhas de salsa. Tape e mantenha abafado por 5 a 10 minutos. Coe e beba a infusão fria ou quente. Não ultrapasse as 3 chávenas diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...