Benefícios da beterraba vermelha

Benefícios e propriedades da beterraba vermelha

A beterraba vermelha é consumida por todo o mundo, é apreciada pelo seu sabor adocicado com um suave gosto a terra. Embora seja utilizada como alimento, também é eficiente quando usada em tratamentos, seja de forma curativa como preventiva. Esta poderosa raiz vermelha contém compostos que ajudam a melhorar a saúde cardíaca e previne certos tipos de cancro, entre outras doenças.

A beterraba é detentora de importantes benefícios nutricionais e contém apenas 40 calorias por 100 gramas. É uma fonte de proteínas, hidratos de carbono, vitamina C, fibras dietéticas e fornece vários tipos de minerais como o potássio, o ferro, o sódio e o magnésio. Contém betaína, um derivado de um aminoácido que lhe confere a cor vermelha e  que lhe atribui várias propriedades curativas e preventivas.

Descubra o que os benefícios da beterraba vermelha podem fazer pela sua saúde


A beterraba melhora o funcionamento do fígado: Contém betaína e metionina, que ajudam o fígado no processo de desintoxicação e desintegração de gorduras. Limpa e purifica o sangue, estimula a produção de glóbulos vermelhos melhora o transporte dos nutrientes por todo o corpo e combate a anemia. O seu elevado conteúdo de antioxidantes ajuda a a fortalecer o nosso sistema imunitário, no combate a infeções, à oxigenação e produção de novas células. 


Os benefícios da beterraba no combate ao cancro: Ela contém betacianina, uma substancia que ajuda a inibir a formação de células cancerosas e reduz o seu metabolismo. A beterraba vermelha é um dos alimentos mais consumidos para combater a anemia. É muito utilizado em Oncologia, pois ajuda a reduzir os efeitos secundários da quimioterapia e aumenta a eficácia do tratamento. Desintoxica o organismo e evita as anemias comuns nestes pacientes.
Na Europa de Leste, as suas propriedades de limpeza do sangue são de tal modo respeitadas que é usada no tratamento da leucemia. 

Benefícios da beterraba para o coração: A beterraba contém carotenóides e flavonóides, dois potentes antioxidantes que ajudam a baixar a hipertensão (pressão alta) e reduzem a formação de placas nas artérias. Além do mais, a beterraba é rica em fibras e sabe-se que elas ajudam a reduzir o mau colesterol e os triglicéridos. para além de melhorem o funcionamento digestivo. Leia mais sobre: benefícios das fibras alimentares   

Melhora o funcionamento do cérebro: O teor de ferro e de açúcar da beterraba fortalece e dá energia, estimula a memória e a concentração e nos deixa mais bem-dispostos. Contém betaína que promove a produção natural de serotonina, que nos faz sorrir e nos ajuda com a saúde cardiovascular.
Segundo um estudo 

Beterraba ajuda a emagrecer: Para quem quer perder peso não pode deixar de incluir a beterraba no cardápio. Ela possui pouquíssimas calorias e é rica em vários nutrientes, por isso é perfeita para quem deseja emagrecer com saúde. A beterraba pode ser consumida de várias formas, mas a que se destaca é seu sumo feito com laranja e cenoura. Se o suco de beterraba vermelha for tomado todos os dias antes das principais refeições aliado com uma dieta e exercícios físicos, é possível perder até 6 quilos em 30 dias. Auxilia também na eliminação da temível celulite.

Benefícios da beterraba para a pele: Ela é rica em antioxidantes que permitem combater a ação dos radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce. Esta ação também é favorecida pela propriedades desintoxicantes da beterraba, que permitem purificar o sangue e desta forma auxiliar a sua função. Além disso a beterraba contém licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a elasticidade da pele e a protege da ação dos raios solares.

A beterraba melhora o desempenho dos atletas: Esta foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Exeter da Inglaterra e publicado no "Journal of Applied Physiology". Parece que a beterraba leva a uma redução no consumo do oxigénio e leva à redução do cansaço físico.

2 comentários:

  1. Bestriz Magalhães4.8.20

    Só muito recentemente experimentei a Beterraba. Uma delicia. Uma amiga ofereceu me 3 Beterrabas que usei em saladas mas encontrei no mercado ,Beterraba cozida uma Delicia. Recomendo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...