Propriedades e beneficios do alho

Propriedades do alho conheça os beneficios deste remédio natural

Propriedades e benefícios do alho para a saúde


As propriedades do alho são de grande interesse à saúde, durante muitos anos os alhos foram usados nos tratamentos populares, hoje alguns estudos realizados puderam comprovar as suas propriedades medicinais. Dentro das mesmas destacam-se as propriedades bactericidas, que lhe conferem uma atividade parecida à do antibiótico, propriedades antifúngicas, anticoagulantes, expetorantes, diuréticas, vasodilatadoras, imunoestimulantes e broncodilatadoras, uma verdadeira farmácia ambulante.

Durante séculos, o alho foi utilizado não, apenas como uma erva culinária, mas também como remédio em vários problemas de saúde, incluído infeções respiratórias. Contudo quando ingerido em demasia pode dar origem a inflamações no estômago ou anemia.
Hoje, os fito terapeutas também o utilizam no alivio das dores provocadas pelos gazes e na eliminação de vermes intestinais do organismo .

Em 1858, Louis Pasteur verificou as propriedades anticéticas do alho, que também é um anti espasmódico comprovado. Uma pesquisa posterior indica que ele pode ser eficiente na redução dos níveis de colesterol.

Hoje em dia, devido à evolução da ciência, sabe-se que o alho têm mais de 200 princípios ativos que lhe conferem as propriedades que permitem combater inúmeras doenças, infeciosas  oncológicas, vasculares e até retardar o envelhecimento celular.

Os principais benefícios e propriedades medicinais do alho


Combate infeções: O alho contém Alicinina, uma substancia com propriedades parecidas à do antibiótico, que inibe o crescimento de várias bactérias, tanto gram poitivas como gram negativas. Conta aínda com propriedades expetorantes, que ajuda a libertar as mucosidades presas no peito e aliviam respiratórias como tosse e bronquite.

Fortalece o sistema imunológico: Um estudo comprovou que a atividade dos leucócitos de um grupo de pessoas que consumia alho diariamente era 139% superior à dos à atividade dos leucócitos dos não consumidores de alho.

Melhora a saúde cardiovascular: O alho reduz o colesterol, ajuda a fluidificar o sangue, diminui a resistência nas paredes das artérias e das veias e consequentemente melhora a tensão arterial. Além disso o alho contém Ajoene, uma substancia com capacidades antioxidantes e anticoagulantes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Previne aterosclerose, uma doença cronica que se caracteriza pela deposição de placas nas paredes das artérias.

Aumenta a longevidade. O alho contém propriedades que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Previne o cancro. A presença de alicina e salil-cisteína neste alimento conferem-lhe uma forte ação antioxidante capaz de diminuir o risco de vários tipos de cancro.

Herpes labial. Aplique o suco do alho sobre a ulcera propriedades logo na fase inicial  e este nem se chegará a desenvolver.

Ativa o bom funcionamento do fígado. A alicina e o selênio contidas neste alimento têm a capacidade de ajudar na limpeza do fígado.

Como tomar o alho


A  melhor maneira é ingeri-lo cru, já que assim preserva todas as suas propriedades.

Coloque alguns dentes de alho num frasco de vidro e acrescente azeite ou óleo de cozinha. Tempere as saladas com esta mistura.

Aplique um dente de alho cortado ao meio, comprima de forma a libertar algum suco e aplique sobre ferimentos e cortes de pregos enferrujados, espinhos, mordedura de bichos, herpes labial, etc.

Se pretende combater o mau hálito provocado pelo alho, basta mastigar um pouco de salsa ou de hortelã. (Benefícios da hortelã)

5 comentários:

  1. gostei da matéria,foi muito útil...

    ResponderExcluir
  2. como eliminar as varizes

    ResponderExcluir
  3. Assunto interessante sobre o alho. Passarei utilizar no meu dia a dia

    ResponderExcluir
  4. Faço vinagre de maçã e coloco 3 cabeças de alho e 2 cebolas roxas ..

    ResponderExcluir
  5. Faço uso diário, pois sou hipertenso, e tenho problemas cardíacos, como ele cru, pico um dente sobre as refeições, almoço e jantar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...